Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Kosovo. Polícia rodeia mosteiro com 30 homens armados dentro

Grupo será responsável por ataque que vitimou, na manhã deste domingo, um polícia.

Notícias ao Minuto

15:41 - 24/09/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Kosovo

As forças de segurança do Kosovo rodearam um mosteiro a norte do país, que tem no interior pelo menos 30 homens armados. Farão parte do grupo que, na madrugada deste domingo, realizou um ataque terrorista que acabou com um agente da polícia morto, e um ferido.

O primeiro-ministro do país, Albin Kurti, disse que instou o grupo a render-se, na aldeia de Banjska, acusando, em simultâneo, a Sérvia de apoiar o ataque, que apelidou de "terrorista", segundo revelou a BBC.

"Um agente da polícia do Kosovo foi morto hoje em serviço, enquanto outro ficou ferido, no município de Zveçan, no norte. O tiroteio contra a polícia continua. É por esta razão que temos apelado à Sérvia para que deixe de patrocinar ataques terroristas no norte", disse Kurti, esta manhã, no X (antigo Twitter).

Citada pela agências Reuters, a Diocese da Igreja Ortodoxa Sérvia de Raska-Prizren disse que homens mascarados forçaram a entrada num mosteiro, perto de Banjska, recorrendo a um veículo blindado.

Padres e peregrinos trancaram-se dentro do templo, avançou a mesma a diocese, acrescentando que se ouviam ocasionais disparos, e que os homens armados estavam a circular pelo pátio do mosteiro.

O norte do Kosovo é palco de distúrbios recorrentes. A tensão aumentou em maio, quando as autoridades kosovares decidiram nomear autarcas albaneses em quatro municípios de maioria sérvia.

Mais de 30 soldados da KFOR, a força liderada pela NATO no Kosovo, ficaram feridos no final de maio em confrontos com manifestantes sérvios.

A Sérvia recusa reconhecer a independência da sua antiga província, cuja população de 1,8 milhões de habitantes, na grande maioria de origem albanesa, inclui uma comunidade sérvia de cerca de 120.000 pessoas, que vivem sobretudo no norte do Kosovo.

Depois de um conflito que fez 13.000 mortos, na maioria kosovares albaneses, as relações entre os dois antigos inimigos vão de crise em crise.

Leia Também: Um polícia morto e outro ferido em tiroteio no norte do Kosovo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório