As autoridades ambientais na Pensilvânia não tiveram mãos a medir esta semana, pedindo ajuda a várias agências governamentais para lidar com uma fuga em massa: cerca de 8 mil visons escaparam de uma quinta no estado norte-americano, após um "autor desconhecido" ter criado um buraco na rede que os mantinha em cativeiro.
O incidente ocorreu no domingo de madrugada numa quinta em Rockefeller Township, segundo avançou a policia estatal da Pensilvânia. Entre 6 mil a 8 mil visons escaparam, sendo que, até terça-feira, a maioria dos animais tinham sido recuperados por não terem fugido para longe do perímetro da quinta.
Ainda assim, segundo o The Guardian, o governo local mobilizou a polícia, a proteção civil, além do staff da quinta, e criou uma linha de emergência para que a população pudesse ligar caso avistasse um destes pequenos mamíferos carnívoros, vivo ou morto.
"Os visons vivos podem ser perigosos e morder os residentes. As autoridades pedem que os habitantes não se aproximem ou tentem apanhar os visons sem uma armadilha segura e apropriada", avisou uma senadora local.
Estes animais ficaram com uma reputação algo manchada durante a pandemia, depois de alguns estudos que apontavam para uma possível propagação da Covid-19 e de outras doenças. Na Dinamarca, cerca de 17 milhões de visons foram abatidos.
Os visons são criados em cativeiro devido ao seu pêlo, que é depois utilizado na indústria têxtil. Várias organizações ambientais, como a PETA, alertam constantemente para as condições miseráveis em que vivem os animais, com uma nota no seu site a dizer que são muitas vezes mantidos em locais "sujos e aterradores, presos durante toda a sua vida", algo que pode causar automutilação e até canibalismo.
Desconhecem-se os motivos que levaram à libertação dos animais na Pensilvânia, mas a autoridade que regula a indústria do pêlo nos EUA, a Fur Comission USA, alertou que a ação deverá ter efeitos contraproducentes. "Este ato não é só contra a quinta, mas sim um golpe para toda a comunidade rural e o ecossistema à volta. A quinta é legal, as operações obedecem às mais apertadas regras de cuidado animal. Infelizmente, a maioria dos animais vai morrer de fome ou serão atropelados por carros", lamentou o regulador.
Leia Também: Camião despista-se e solta 5 milhões de abelhas perto de Toronto