Costuma recomendar-se que, se uma abelha estiver próxima, devemos ficar quietos e esperar que vá embora. Mas qual será a recomendação para cinco milhões de abelhas? É esse o risco que correm os habitantes de um subúrbio de Burlington, uma cidade próxima de Toronto, no Canadá, após um camião ter-se despistado, provocando a queda de dezenas de caixas com os pequenos e importantes insetos.
A polícia local disse que o alerta surgiu por volta das 16h15 (hora local) de quarta-feira, para um acidente com conteúdos destinados à apicultura.
Um oficial do corpo policial admitiu à Associated Press que ver milhões de abelhas espalhadas pelo ar é "uma cena".
"As caixas estavam literalmente na estrada e enxames de abelhas estavam a voar à volta. O apicultor que estava no local foi aparentemente picado algumas vezes", disse.
O acidente motivou um alerta por parte das autoridades para que os residentes e condutores na área fechassem as suas janelas, e para que quem seguia a pé se mantivesse afastado do local.
O aviso também foi divulgado nas redes sociais, e vários apicultores ofereceram os seus serviços para ajudar a apanhar as abelhas e a sanar a situação. No espaço de uma hora, pelo menos seis profissionais já se encontravam no local.
**UPDATE**
— Halton Police (@HaltonPolice) August 30, 2023
Thanks to the overwhelming response from beekeepers coming to help we expect the scene to be clear in approx. 30 mins.
The majority of the bees have been safely collected and crates will be hauled away. https://t.co/rCT0Hyyt4U
Pelas 9h15 desta quinta-feira, a maioria dos cinco milhões de abelhas já tinham sido recolhidas em segurança, e as caixas foram levadas para o destino. Algumas caixas ficaram para trás para que o resto dos insetos trabalhadores voltassem para o seu recipiente.
Leia Também: Abelhas atacam grupo de turistas na Guiana Francesa. Uma mulher morreu