Meteorologia

  • 29 NOVEMBRO 2023
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 20º

Separatistas admitem negociar retirada das tropas do Azerbaijão

Os separatistas de Nagorno-Karabakh anunciaram hoje que estão a negociar com o Azerbaijão a retirada das suas tropas da região, de população maioritariamente arménia, onde as forças azeris obtiveram uma vitória relâmpago esta semana.

Separatistas admitem negociar retirada das tropas do Azerbaijão
Notícias ao Minuto

13:53 - 22/09/23 por Lusa

Mundo Nagorno-Karabakh

"Estão em curso negociações com o Azerbaijão, sob os auspícios das forças de manutenção da paz russas, para organizar o processo de retirada das tropas e assegurar o regresso às suas casas dos cidadãos deslocados pela agressão militar", afirmaram as autoridades deste território secessionista.

As partes estão igualmente a discutir "o procedimento de entrada e saída dos cidadãos" de Nagorno-Karabakh, que está ligado à Arménia por uma única estrada, o corredor de Latchine, acrescentaram.

Os separatistas e os responsáveis azeris realizaram quinta-feira uma primeira série de conversações, em território azeri e sob mediação russa, com vista à "reintegração" deste enclave no Azerbaijão. Acordaram também voltar a encontrar-se em breve.

Os separatistas comprometeram-se a depor as armas no âmbito de um acordo de cessar-fogo que pôs termo a uma breve ofensiva militar do Azerbaijão no início desta semana, e que, segundo as autoridades separatistas, fez cerca de 200 mortos.

A população civil de Nagorno-Karabakh -- estimada em cerca de 120.000 pessoas -- diz estar a sofrer com a falta de eletricidade, gás, combustível, comunicações e até alimentos.

Segundo Armine Hayrapetian, porta-voz das autoridades da região separatista, a situação em Stepanakert, a "capital", "é horrível". 

"As tropas azeris estão por todo o lado na cidade, estão nos arredores. As pessoas temem que os soldados do Azerbaijão possam entrar na cidade a qualquer momento e começar a massacrar as pessoas", acrescentou.

Leia Também: Azerbaijão promete liberdade a separatistas que deponham armas

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;
Campo obrigatório