Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Igreja russa de Sófia suspende atividade depois de expulsão de 3 líderes

A igreja de São Nicolau, único templo da Igreja Ortodoxa Russa na Bulgária, suspendeu hoje temporariamente a sua atividade depois de o Governo búlgaro ter expulsado três líderes religiosos que considera uma "ameaça à segurança nacional".

Igreja russa de Sófia suspende atividade depois de expulsão de 3 líderes
Notícias ao Minuto

12:52 - 22/09/23 por Lusa

Mundo Religião

"O antigo templo russo, que durante muitos anos serviu de local de oração para russos e búlgaros, será agora encerrado", anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, num comunicado em que acusa a Bulgária da degradação das relações bilaterais.

O serviço de contraespionagem búlgaro (DANS) confirmou hoje que um cidadão russo e dois bielorrussos receberam ordem para abandonar o país sem possibilidade de regressar nos próximos cinco anos, por terem sido considerados ameaças à segurança nacional.

Os três homens são acusados de terem ajudado "a estratégia híbrida da Rússia destinada a influenciar os processos sociopolíticos na Bulgária em favor dos interesses" do Kremlin.

Para as autoridades russas, o Governo pró-europeu que atualmente governa a Bulgária "adotou, obviamente, a missão de colocar os povos russo e búlgaro um contra o outro", mostrando-se indignadas com esta "decisão brutal".

"Este caso não tem precedentes" e é fruto de um "espírito maligno", acrescentou a embaixadora Eleonora Mitrofanova num vídeo transmitido pela agência oficial de notícias TASS.

A embaixada russa já tinha informado na quinta-feira que a Bulgária ordenou ao representante da Igreja Ortodoxa Russa em Sófia, arquimandrita Vasian, que abandonasse o país.

A DANS argumentou hoje, em comunicado, que estas expulsões foram decididas após a recolha de dados sobre as atividades destas três pessoas que mostraram o seu objetivo de "influenciar intencionalmente os processos sociopolíticos na República da Bulgária a favor dos interesses geopolíticos russos".

Segundo a estação privada Nova TV, os três clérigos foram convocados na quinta-feira para irem ao Ministério do Interior, onde foram informados que deveriam deixar a Bulgária hoje.

A Bulgária expulsou mais de 80 diplomatas russos, acusados de espionagem, desde que Moscovo invadiu a Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Leia Também: Bulgária expulsa chefe da igreja ortodoxa russa em Sófia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório