Um violento tornado assolou a província chinesa de Jiangsu, na terça-feira, provocando dez vítimas mortais e vários estragos. Um dia depois, as autoridades meteorológicas da China reforçaram os avisos de chuva intensa e ventos fortes.
Vídeos publicados nas redes sociais, e que pode ver na galeria acima, mostram o rasto de destruição deixado pelo tornado, com carros virados, linhas elétricas derrubadas e destroços pelo ar.
As cidades de Suqian e Yancheng foram as mais afetadas. Segundo a agência de notícias Reuters, que cita a emissora chinesa CCTV, cinco pessoas morreram e quatro ficaram gravemente feridas quando o tornado atingiu uma zona povoada da cidade de Suqian. Milhares de casa ficaram danificadas e hectares de culturas agrícolas destruídos.
O tornado passou depois por Yancheng, provocando outras cinco vítimas mortais.
"Eu estava à porta e vi o vento, os dispositivos de energia solar e as árvores a voar", contou um utilizador da rede social chinesa Weibo. "Durante esses dois minutos, fiquei estupefacto".
Sublinhe-se que a China sofreu durante o verão algumas das chuvas mais fortes e inundações mais mortais dos últimos anos. Dezenas de pessoas morreram, inclusive em áreas montanhosas periféricas de Pequim.
Leia Também: Mais de metade dos distritos em Moçambique já tem estações meteorológicas