Ministro da Defesa russo no Irão para reforçar laços militares
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, iniciou hoje uma visita oficial ao Irão para reforçar a cooperação militar com Teerão, anunciou o governo russo.
© Getty Images
Mundo Defesa
A visita "ajudará a reforçar os laços militares russo-iranianos e marcará uma etapa importante no desenvolvimento da cooperação entre os dois países", afirmou o ministério, citado pela agência francesa AFP.
A agência russa Ria Novosti disse que Shoigu foi recebido por uma guarda de honra no quartel-general do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, onde foi saudado pelo respetivo chefe, general Mohammad Bagheri.
Shoigu irá "manter uma série de conversações com os líderes militares iranianos", afirmou o ministério russo.
O Ocidente acusou o Irão de fornecer à Rússia grandes quantidades de 'drones', (aparelhos sem tripulação) para usar na ofensiva contra a Ucrânia, iniciada há 19 meses.
Teerão nega as acusações.
A Rússia e o Irão estão sujeitos a sanções internacionais que restringem o comércio, mas estreitaram laços em vários setores no último ano, incluindo a cooperação militar e energética.
Em março, o Irão anunciou que tinha chegado a um acordo para comprar caças Sukhoi Su-35 à Rússia.
Os Estados Unidos disseram em maio que os dois países estavam a "expandir a parceria no domínio da defesa".
Desde o início do ano, o Irão tem estado ativo na cena diplomática para reduzir o seu isolamento, estabelecendo laços mais estreitos com a Rússia e a China e reconciliando-se com os vizinhos árabes.
Leia Também: Ucrânia diz que abateu 17 mísseis cruzeiro lançados pela Rússia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com