Agentes da polícia da Califórnia, nos Estados Unidos, salvaram um pitbull bebé, na quarta-feira, que foi vítima de uma overdose após entrar em contato com doses de fentanil dos seus seus donos.
Os donos do cão, Caleb Aaron Gibson, de 29 anos, e Katherine Marylou Menke, de 27 anos, foram detidos e poderão ser acusados de posse de droga e crueldade contra animais, segundo o Departamento de Polícia de Irvine, citado pela Associated Press.
O incidente aconteceu na quarta-feira, quando a polícia encontrou droga dentro do carro do casal no exterior de um supermercado Walmart. No entanto, no momento em que os suspeitos foram detidos, o cão do casal estava a ser vítima de uma overdose.
"Acho que o meu cão está com uma overdose", disse a mulher aos agentes, uma vez que "conhecia os sintomas porque era a segunda vez que o cão tinha uma overdose", relatou o porta-voz do departamento, Kyle Oldoerp.
A polícia frisou não ser imediatamente claro como o cão teria sido exposto à droga, mas acrescentou: "Se eles tinham drogas no carro, podemos especular".
Na esquadra, os agentes administraram naloxona, que reverte a overdose, ao cão, que fez uma recuperou "bastante rápido", salientou ainda Oldoerp.
As autoridades vão ficar com o animal até que os donos sejam presentes a tribunal.
De realçar que o fentanil, um opioide sintético entre 50 e 100 vezes mais potente que a morfina e que é misturado com outras drogas para potenciar o seu efeito, é responsável por uma enorme crise de saúde pública nos Estados Unidos.
No ano passado, mais de 109 mil pessoas morreram de overdose no país, um novo recorde e, desse total, cerca de 75 mil devido a opioides sintéticos, principalmente fentanil ou derivados.
Leia Também: Mulher bipolar fez desaparecer filho e polícia nunca encontrou o corpo