Uma disputa na prisão de Stillwater, o maior estabelecimento prisional de alta segurança para homens no estado norte-americano de Minnesota, resolveu-se “pacificamente” no domingo, após um grupo de reclusos se terem negado a regressar às celas, devido às altas temperaturas que se faziam sentir.
A informação foi avançada pelo comissário do departamento de correções de Minnesota, Paul Schnell, citado pelo The Guardian.
Cerca de 100 reclusos obrigaram a prisão a entrar em 'lockdown', após negar as ordens para regressar às suas celas no domingo de manhã, quando as temperaturas em Bayport, o local onde está a prisão, a cerca de 40 quilómetros a leste de Minneapolis, ultrapassaram os 37ºC.
"Ficaram trancados sem acesso a gelo ou chuveiros durante dias devido à falta de pessoal. Alguns dos guardas prisionais estão solidários com eles", disse mesmo a associação de apoio aos reclusos Communities United Against Police Brutality, no Facebook.
Não se registou qualquer ferido ou danos graves durante o domingo no estabelecimento prisional, onde vivem cerca de 1.200 reclusos, e onde a falta de gelo, chuveiros e ar condicionado tem criado dificuldades numa altura em que o calor não dá tréguas nesta zona dos EUA.
Leia Também: Adolescente 'pesca' carteira com quase 2 mil euros e devolve-a ao dono