Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 27º

Furacão Idália aproxima-se da Florida e passa à categoria 3

O furacão Idália, que se aproxima hoje do sudeste dos Estados Unidos passou à categoria 3, devendo atingir o nível 4 antes de chegar à Florida esta manhã, informou o Centro de Furacões dos EUA (NHC).

Furacão Idália aproxima-se da Florida e passa à categoria 3
Notícias ao Minuto

08:02 - 30/08/23 por Lusa

Mundo Florida

O furacão Idália avança em direção à região de Big Bend, na Florida, nos Estados Unidos, ameaçando desencadear fortes chuvas e ventos na ordem dos 209 quilómetros por hora.

Idália atingiu Cuba no Cabo San Antonio, extremo oeste da ilha, na segunda-feira, pelas 21:00 (02:00 de terça-feira em Lisboa), como furacão de categoria 1 da escala de Saffir-Simpson (máximo de 5).

Após a chegada do Idália à Florida no Golfo do México, o furacão continuará em terra pelo norte deste estado, pelo sudeste da Geórgia e próximo à costa da Carolina do Sul.

Mais de 1,6 milhões de pessoas receberam ordens para deixar as suas residências na Florida, com a aproximação do furacão.

"Ainda temos tempo para fazer os preparativos finais, mas temos de o fazer agora", sublinhou o governador da Florida, Ron DeSantis, numa conferência de imprensa onde anunciou que não seriam cobradas portagens nas autoestradas de sete condados, para facilitar a movimentação da população.

O governador, que declarou estado de emergência em 46 dos 67 condados da Florida, instou os residentes de cidades costeiras e áreas propensas a inundações a cumprirem às ordens de retirada obrigatórias e voluntárias emitidas nas últimas 24 horas, que afetam mais de 1,6 milhões de pessoas.

Leia Também: Milhões com ordens para sair de casa na Florida devido ao furacão Idália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório