Procurar

Menina de três anos morre afogada em piscina em Málaga. Era holandesa

Menina de nacionalidade holandesa estaria de férias.

Menina de três anos morre afogada em piscina em Málaga. Era holandesa

© Shutterstock

Andrea Pinto
05/08/2025 13:17 ‧ há 1 mês por Andrea Pinto

Uma menina de três anos morreu afogada numa piscina num chalé na localidade espanhola de Alhaurín de la Torre, em Málaga, avança o 20 minutos.

 

A tragédia aconteceu na tarde desta segunda-feira, pelas 19h15 [menos uma hora em Portugal Continental]. 

O 112 recebeu uma chamada de alerta dando conta de uma menor com sintomas de afogamento e solicitava o envio de uma ambulância com urgência. A chamada, refere o Diario Sur, foi feita por uma mulher em comprovado estado de nervosismo.

Ao local, deslocaram-se elementos da Guardia Civil, da Polícia Local e profissionais de emergência médica, que mais não puderam fazer se não certificar o óbito da criança. Foi ativado um protocolo judicial para se poder proceder ao levantamento do cadáver.

A menina, informa o Diario Sur, tinha nacionalidade holandesa.

Quarta vítima este verão em Málaga

Esta é já a quarta criança a morrer afogada este verão na região de Málaga, no sul de Espanha. 

A primeira morte registou-se a 2 de junho, quando um menino de 12 anos morreu numa piscina em Mijas. A 14 de junho, um bebé de 13 meses perdeu a vida no Hospital Materno Infantil de Málaga, onde tinha sido internado depois de se ter afogado na banheira de sua casa, em Monda.

A terceira vítima foi uma criança de quatro anos, encontrada sem vida no dia 24 de junho numa jangada em Mijas. A família encontrou-a num depósito próximo da sua propriedade depois de perceber que ela não estava em casa.

Dados de afogamentos

Segundo a Associação de Pediatria de Espanha o afogamento é a segunda causa de morte acidental em menores de 14 anos no país. A maioria ocorre em água doce, em piscinas particulares, sobretudo no caso de crianças pequenas.

Nos últimos 30 anos morreram três milhões de pessoas devido a afogamentos (43% eram crianças)em todo o mundo. Ainda este mês, um relatório indicou o panorama em Portugal, que dá conta de que, por cá, em quatro anos, morreram 55 crianças (19 tinham até 4 anos).

Afogamentos: As mortes, as crianças e como prevenir (cá e lá fora)

Afogamentos: As mortes, as crianças e como prevenir (cá e lá fora)

Nos últimos 30 anos morreram três milhões de pessoas devido a afogamentos (43% eram crianças). Ainda este mês, um relatório indicou o panorama em Portugal, que dá conta de que, por cá, em quatro anos, morreram 55 crianças (19 tinham até 4 anos).

Teresa Banha | 23:56 - 25/07/2025

Dados de um relatório da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) indicam que morrem por ano 10 crianças afogadas em Portugal. As crianças dos 0 aos 4 anos são as que mais se afogam em piscinas.

Nos últimos 13 anos analisados pela APSI, em média, por ano, 10 crianças morreram na sequência de um afogamento e 21 foram internadas. O maior número de mortes por afogamento ocorre na faixa etária dos 15 aos 19 anos e o maior número de internamentos na faixa etária dos 0 aos 4 anos.

Leia Também: Menino de 10 anos visita guardas que lhe salvaram a vida. Eis o vídeo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10