Brasil, Argentina, Equador e Venezuela vão fabricar avião militar

Quatro países da União de Nações da América do Sul (Unasul) chegaram a um acordo para construir em conjunto um avião de treino militar, cujo protótipo foi apresentado às Forças Aéreas de nações da região.

Notícia

©

Lusa
24/06/2014 07:36 ‧ 24/06/2014 por Lusa

Mundo

Unasul

Para o desenvolvimento do projeto, o "IA-73 Unasur I", o Brasil vai alocar 38 milhões de dólares (28,1 milhões de euros) e a Argentina 16 milhões de dólares (11,8 milhões de euros), enquanto o Equador e a Venezuela vão canalizar, cada um, 3 milhões de dólares (2,22 milhões de euros).

Segundo a Agência Venezuelana de Notícias, a Argentina já manifestou interesse em adquirir 50 aeronaves, o Equador 18 e a Venezuela 24, sendo o Brasil o único país que, apesar do seu contributo financeiro, não expressou o desejo de adquirir este modelo por ter os seus próprios aviões do género.

O "IA-73 Unasur I", desenhado pela Fábrica Argentina de Aviões Brigadier San Martin SA, deverá realizar os testes finais em 2016, prevendo-se que seja comercializado um ano depois, preferencialmente em países da América do Sul.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas