Entre a destruição, uma casa sobreviveu aos fogos em Maui. Eis a história

A dona da casa, que estava em Massachusetts com o marido na altura dos incêndios, tinha renovado a habitação centenária recentemente.

Notícia

© PATRICK T. FALLON/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
21/08/2023 12:24 ‧ 21/08/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Os incêndios florestais que têm dizimado a ilha de Maui, no estado norte-americano do Havai, provaram ser os mais mortíferos em mais de um século naquele país. Contudo, entre a destruição, uma casa com uma fachada branca e um telhado vermelho ficou intacta, levando os internautas a questionar a veracidade das imagens que ‘correram’ as redes sociais.

Dora Atwater Millikin, dona da residência, assegurou ao LA Times que a sua casa ‘sobreviveu’ ao fogo que assolou Lahaina, a capital histórica da ilha de Maui e uma das zonas turísticas mais populares do Havai. Mas como?

A mulher, que estava em Massachusetts com o marido na altura dos incêndios, adiantou ao mesmo meio ter renovado a habitação centenária recentemente, tendo substituído o telhado de asfalto por metal.

Além disso, o casal cortou a vegetação circundante, tendo ainda indicado que a propriedade não está próxima das residências destruídas pelo fogo.

"É uma casa 100% de madeira, por isso não é como se a tivéssemos protegido contra o fogo. Adoramos edifícios antigos; queríamos apenas homenageá-lo. Não mudámos a casa - apenas a restaurámos", disse Atwater Millikin.

A seu ver, se a residência ainda tivesse um telhado de asfalto, ter-se-ia incendiado.

O casal foi informado de que a sua habitação estava intacta pelo condado, esperando regressar em breve para ajudar os vizinhos afetados.

“Muitas pessoas morreram. Muitas pessoas perderam tudo e temos de nos ajudar uns aos outros e reconstruir [as casas]”, considerou.

De notar que o número de vítimas mortais aumentou para 114 no domingo, e cerca de mil continuam desaparecidas.

O presidente dos EUA, Joe Biden, deverá visitar Lahaina esta segunda-feira, por forma a avaliar os danos e encontrar-se com a comunidade.

Leia Também: Governo dos EUA já entregou 5,6 milhões a vítimas dos fogos de Maui

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas