Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 12º MÁX 26º

Paraguai "chamado a ser protagonista no concerto das nações"

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, afirmou hoje no seu discurso de tomada de posse que o país "é chamado a ser protagonista no concerto das nações", entre tensões geopolíticas pelo acesso à água, segurança alimentar e suficiência energética.

Paraguai "chamado a ser protagonista no concerto das nações"
Notícias ao Minuto

16:48 - 15/08/23 por Lusa

Mundo Paraguai

"O Paraguai, sendo uma potência nesses três grandes temas, é chamado a ser protagonista no concerto das nações", disse Peña, pouco depois do juramento no cargo, numa cerimónia celebrada em frente ao Palácio de López, sede do executivo, perante centenas de convidados.

Peña garantiu que o país está decidido a "abandonar a imagem de ilha rodeada de terra", como descreveu o Paraguai o escritor Augusto Roa Bastos, e adiantou que vai procurar converter-se no "centro da integração sul-americana".

Para isso, apontou como um dos principais objetivos estratégicos o de "contribuir para melhorar o funcionamento da Mercosul", bloco económico que, para além do Paraguai, integra a Argentina, Brasil e Uruaguai e tem ainda como associados um conjunto de outros países da América do Sul.

"Estamos conscientes dos progressos alcançados no caminho da integração, mas não podemos estar satisfeitos e devemos avançar com coragem e determinação", acrescentou, destacando a presença dos homólogos da Argentina, Brasil, Uruguai e Bolívia.

Peña foi investido depois de prestar juramento perante o presidente do Congresso, Silvio Ovelar, pelas 08h45 locais, 13h45 em Lisboa.

Antes já tinha prestado juramento o vicepresidente, Pedro Alliana, na Esplanada da Baía do Palácio de López, numa cerimónia que contou com a presença de mais de uma centena de delegações estrangeiras, encabeçadas por seis chefes de estado, entre os quais o rei de Espanha, Filipe VI.

Leia Também: Lula e PR eleito do Paraguai pedem conclusão rápida do acordo Mercosul-Un

Recomendados para si

;
Campo obrigatório