Detida residente de Odessa suspeita de passar informações à Rússia

De acordo com o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), a mulher facultava detalhes sobre bases militares e as consequências de ataques aéreos ao Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia.

Notícia

© Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) / Telegram

Notícias ao Minuto
11/08/2023 20:07 ‧ 11/08/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) anunciou, esta sexta-feira, deteve uma residente de Odessa suspeita de passar informações sobre bases militares e as consequências de ataques aéreos à Rússia.

De acordo com o SBU, citado pelo Kyiv Independent, a mulher estaria em contacto com um responsável do Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia, que lhe pagava regularmente até 540 dólares (cerca de 490 euros) em criptomoedas por cada tarefa.

Ao que o relatório daquele serviço conta, a FSB precisava de informações para preparar e ajustar ataques de drones e mísseis contra a cidade.

Os serviços de segurança ucranianos detiveram-na quando espiava uma instalação militar e uma busca à residência da suspeita terá levado à descoberta dos telemóveis que utilizava para comunicar com o responsável do FSB.

A mulher confessou ainda ter cooperado com os serviços de segurança russos e foi acusada de traição. Pode ser condenada a prisão perpétua.

Recorde-se que as forças russas aumentaram significativamente a frequência dos seus ataques aéreos contra o distrito de Odessa na sequência da rescisão unilateral por Moscovo do acordo sobre os cereais, a 17 de julho.

Nas últimas semanas, os portos, as infraestruturas agrícolas, as reservas de cereais e o centro histórico de Odesa, classificado como património da UNESCO, sofreram danos consideráveis.

Leia Também: Chris Christie deu a Zelensky letra de Bon Jovi emoldurada. Eis o porquê

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas