Sobe para 79 número de detidos por mineração ilegal em Joanesburgo

O número de pessoas detidas por mineração ilegal no sul de Joanesburgo por unidades de elite da polícia sul-africana subiu para 79, sendo a grande maioria indocumentada, anunciou hoje fonte da força de segurança.

Notícia

© Reuters

Lusa
03/08/2023 14:27 ‧ 03/08/2023 por Lusa

Mundo

Joanesburgo

"Sessenta e nove suspeitos são pessoas indocumentadas, um foi detido por posse de arma de fogo sem licença e munições, outro por posse de munições, cinco por posse de propriedade suspeita de furto e três por agressão", explicou em comunicado a porta-voz provincial da polícia Brenda Muridili.

Durante as rusgas em curso, num bairro informal próximo do subúrbio de Riverlea, sul da capital económica do país, onde se encontram as principais minas de ouro, a polícia apreendeu uma arma de fogo ilegal, munições, explosivos, cilindros de gás, areia contendo ouro, álcool ilegal, entre outros, referiu.

A porta-voz policial sul-africana adiantou que em Fochville, cidade mineira situada a sudoeste da província de Gautang, onde se situa Joanesburgo, quatro homens nacionais do vizinho Reino do Lesoto foram detidos na posse ilegal de armamento e munições.

"A polícia apreendeu uma arma AK-47, com muitas munições e quatro revólveres também com diversas munições", referiu.

Contactada pela Lusa, Brenda Muridili explicou que o Ministério do Interior está a processar as nacionalidades das pessoas detidas até momento, acrescentado que a polícia de elite sul-africana antecipa mais detenções no decurso das operações.

Pelo menos cinco pessoas foram mortas no fim de semana num tiroteio entre grupos rivais de mineiros ilegais no passado fim de semana, em Riverlea.

A área tem sido atormentada por violentos confrontos armados entre gangues rivais de zama zamas, segundo os moradores à imprensa local.

No mês passado, uma fuga de gás relacionada com mineração ilegal causou a morte de 17 pessoas em Boksburg, leste de Joanesburgo.

Os mineiros ilegais, conhecidos localmente por "zama zamas", estariam a utilizar óxido de nitrato para extrair ouro das jazidas abandonadas da zona, segundo a imprensa local.

Pelo menos 79 moçambicanos de um total de cerca de 1.200 mineiros ilegais foram detidos desde abril do ano passado ano na África do Sul no âmbito do combate à mineração ilegal em várias províncias do país, segundo a polícia sul-africana.

Leia Também: Lula quer Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Argentina nos BRICS

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas