Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

'Barbie'. Warner Bros pede desculpa ao Japão por piadas com bomba atómica

A conta oficial do filme da Barbie associou-se ao fenómeno 'Barbenheimer' e reagiu a piadas com ícones de explosões atómicas, o que enfureceu o país que, ainda hoje, lida com o rescaldo das bombas de Hiroshima e Nagasaki. O filme 'Oppenheimer' não foi lançado no Japão.

'Barbie'. Warner Bros pede desculpa ao Japão por piadas com bomba atómica
Notícias ao Minuto

10:34 - 01/08/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Barbie

A produtora cinematográfica Warner Bros, responsável pela produção da 'Barbie', viu-se forçada a pedir desculpas à população japonesa, depois de a conta responsável pela promoção do filme ter respondido a piadas com o filme 'Oppenheimer' (que saiu no mesmo dia) com imagens de bombas atómicas.

Algumas das imagens publicadas pela conta - e entretanto apagadas - incluíam o logótipo da 'Barbie' com uma nuvem-cogumelo (o fenómeno mais reconhecível de uma explosão atómica), ou a atriz principal, Margot Robbie, com um penteado com a forma da mesma nuvem.

As piadas foram feitas no âmbito da campanha de promoção enorme levada a cabo pelos dois filmes concorrentes, com os utilizadores nas redes sociais, em particular no Twitter, a cunharem a dupla estreia no passado dia 20 de julho como 'Barbenheimer'.

Outra imagem publicada, que enraiveceu os utilizadores japoneses, incluiu Cilian Murphy, que interpreta o papel de Robert Oppenheimer (o criador da bomba atómica) com Margot Robbie no seu ombro, à frente de uma cidade em chamas. A conta oficial da 'Barbie' partilhou a imagem, escrevendo: "Este vai ser um verão inesquecível".

O filme da 'Barbie' ainda não foi lançado no Japão. A estreia está prevista para o dia 11 de agosto - cinco dias depois do 78.º aniversário do ataque dos Estados Unidos em Hiroxima, naquele que foi a primeira utilização de uma bomba atómica durante uma guerra. A segunda, e última, ocorreu três dias depois na cidade de Nagasaki, em agosto de 1945.

Muitos fãs japoneses, indignados com as brincadeiras com base numa arma que matou entre 129 mil e 226 mil pessoas, tornaram viram a 'hashtag' #NoBarbenheimer. A conta oficial da Warner Bros lançou um comunicado na segunda-feira a pedir desculpas pelo incidente, considerando "extremamente lamentável que a conta oficial na sede nos Estados Unidos tenha reagido a publicações do 'Barbenheimer' dos fãs".

Os ataques em Hiroxima e Nagasaki deixaram um rasto de destruição em ambas as cidades, arrasando-as por completo e matando uma grande percentagem da população, mas o Japão - que se rendeu logo após as explosões - continuou a lidar com as consequências durante muitos anos. Estima-se que muitos milhares de pessoas tenham morrido por doenças relacionadas com a radiação, que permaneceu no ar e no solo durante décadas e que ainda hoje impacta a região.

O filme 'Oppenheimer', sobre o cientista responsável pelo projeto que criou a bomba atómica, ainda não tem uma data prevista de lançamento para o público japonês.

Leia Também: Cancela encontro para ver 'Barbie' porque homem se negou a vestir rosa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório