Proprietário de armazém que explodiu na Tailândia intimado pela polícia

A grande explosão ocorrida no sábado num armazém de pirotecnia no sul da Tailândia fez, segundo um balanço atualizado, 10 mortos e mais de 100 feridos, e o proprietário, acusado de negligência, foi intimado pela polícia.

Explosão na Tailândia

© Getty Images

Lusa
30/07/2023 11:41 ‧ 30/07/2023 por Lusa

Mundo

Sungai Kolok

A explosão, que ocorreu na tarde de sábado na cidade de Sungai Kolok, foi supostamente causada por trabalhos de soldagem num prédio que armazenaria fogos-de-artifício ilegalmente. Um anterior balanço, divulgado no sábado, dava conta de nove mortes.

"Identificámos 10 pessoas [mortas] e encontrámos partes de dois corpos que ainda não conseguimos identificar", disse hoje o governador da província de Narathiwat, Sanan Pongaksorn, em conferência de imprensa.

De acordo com o responsável, estão a ser enviados médicos legistas para fazer testes de ADN, mas os primeiros relatórios dizem que se trata de duas pessoas distintas.

A polícia, que investiga as causas da explosão, acredita que o armazenamento de fogos-de-artifício era ilegal.

O comandante da polícia de Narathiwat, Chalermporn Khamkhiew, disse que, pouco antes da explosão, foram lançados fogos-de-artifício.

"Estamos a investigar se esses fogos-de-artifício foram transportados legal ou ilegalmente. [...] Neste momento não encontramos nenhuma licença que autorize a posse ou venda de fogos-de-artifício", salientou o responsável, acrescentando presumir "que a fábrica não tenha nenhuma".

Ainda segundo o comandante, a explosão de cerca de uma tonelada de pólvora deixou duas crateras de dois metros de profundidade e seis metros de largura no local.

"Convocámos o proprietário da fábrica, acusado de negligência", disse o coronel Suthawet Thareethai, chefe de polícia do distrito de Muno.

Segundo as autoridades, foi montado um centro de comando não muito longe do local, tendo sido registadas 365 notificações de pessoas feridas ou cujas casas e propriedades foram danificadas.

Alguns prédios do Governo e escolas particulares tambem sofreram danos.

De acordo com a polícia, 106 dos primeiros 115 feridos na explosão conseguiram voltar para casa, não se conhecendo ainda o estado de saúde daqueles que permanecem internados.

O incêndio provocado pela explosão foi controlado na noite de sábado.

Explosões em fábricas de fogos-de-artifício e outras de artigos pirotécnicos não são incomuns na Tailândia. A de sábado ocorre cinco dias depois de uma explosão numa fábrica de pirotecnia no norte da cidade de Chiang Mai, que fez 11 feridos.

Leia Também: Explosão em armazém de pirotecnia na Tailândia faz nove mortos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas