Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

Tufão Talim. Cerca de 30 mil pessoas retiradas no norte do Vietname

As autoridades vietnamitas retiraram cerca de 30 mil pessoas de suas casas no norte do país, devido à passagem do tufão Talim, que tocou terra no sul da China na segunda-feira à noite.

Tufão Talim. Cerca de 30 mil pessoas retiradas no norte do Vietname
Notícias ao Minuto

07:21 - 18/07/23 por Lusa

Mundo Vietname

As províncias de Quang Ninh, Thai Binh e Nam Dinh, no norte, proibiram hoje a saída dos barcos de pesca e suspenderam os serviços dos navios de passageiros, de acordo com o portal de notícias Vietnam+.

Os serviços de emergência disseram esperar que o Talim provoque grandes inundações em diferentes áreas da região norte devido à forte precipitação provocada pelo tufão, um dos mais fortes a atingir o norte do Vietname nos últimos anos.

As fortes chuvas também acarretam o risco de aluimentos de terras, alertaram.

O Talim aumentou de intensidade e, na segunda-feira à noite, atingiu a cidade de Zhanjiang, na província de Guangdong, com rajadas de vento superiores a 135 quilómetros por hora, indicou o serviço de meteorologia regional chinês.

As autoridades chinesas emitiram alertas de inundações, cancelaram voos e comboios e retiraram milhares de pessoas antes da chegada do Talim, o primeiro tufão a atingir a China este ano.

Em Macau, o Talim obrigou as autoridades locais a emitir o sinal 8 da escala de alertas de tempestades tropicais. Esta escala é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, cuja emissão depende da proximidade da tempestade e da intensidade do vento.

A principal época de inundações na China ocorre normalmente entre o final de julho e o início de agosto, período durante o qual se regista normalmente um aumento da atividade dos ciclones tropicais, especialmente durante a estação seca.

Leia Também: Desemprego jovem atinge novo valor recorde na China em junho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório