Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2024
Tempo
MIN 9º MÁX 14º

Três jovens morreram após consumir droga que em 2021 fez soar alarmes

As pastilhas de ecstasy em causa são consideradas uma das drogas mais pesadas alguma vez testadas nos EUA e no Reino Unido.

Três jovens morreram após consumir droga que em 2021 fez soar alarmes
Notícias ao Minuto

11:58 - 10/07/23 por Notícias ao Minuto

Mundo drogas

É conhecida como 'Blue Punisher' e considerada muito perigosa. O consumo desta droga  provocou a morte de três jovens, duas delas menores de idade, na semana passada, na Alemanha, voltando a surgir alertas para o perigo do consumo destas pastilhas de ecstasy.

As vítimas são uma jovem de 18 anos, que morreu após consumir esta droga na companhia do namorado, na sua casa; e duas adolescentes de 13 e 15 anos. Outros dois jovens estiveram internados em estado grave por causa do consumo desta droga sintética.

As três mortes voltaram a fazer soar os alarmes. Em 2021, a revista Vice afirmava que esta era a droga mais forte alguma vez encontrada no Reino Unido - é três vezes mais potente que o que seria esperado para uma droga do género.

As pastilhas 'Blue Punisher' são consideradas muito perigosas devido à elevada quantidade de anfetaminas que possuem, escreve o 20 minutos, referindo que estas se caracterizam por serem triangulares, azuis e conterem o logótipo do 'Justiceiro', da Marvel, estampado.

O laboratório Rugsdata, sediado nos EUA, testou milhares de comprimidos de ecstasy de todo o mundo e um porta-voz disse que esta droga era "mais forte do que qualquer comprimido" que alguma vez tinham testado.

O laboratório Manchester Drug Analysis & Knowledge Exchange, conhecido como Mandrake, também testou estes comprimidos e descobriu que a sua dosagem continha uma enorme dose de MDMA, nomeadamente 477 miligramas, quando a dose normal de um comprimido de MDMA é de 80-120 mg.

Esta droga aumenta a atividade de substâncias químicas cerebrais como a dopamina, a norepinefrina e a serotonina, provocando sensações positivas e de prazer. No entanto, quando consumida de forma abusiva ou em grandes quantidades, pode causar a morte.

Leia Também: Leiria. Cinco detidos em operação da PSP contra o tráfico de droga

Recomendados para si

;
Campo obrigatório