Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Zoo do Chile celebra nascimento de animal em perigo crítico de extinção

O 'Buinzoo', nos arredores da capital chilena, Santiago, está envolvido num esforço internacional para recuperar a população de asnos-da-somália. Veja aqui algumas imagens da sua mais recente cria.

Notícias ao Minuto

15:11 - 07/07/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Galeria

Um raríssimo asno-da-somália nasceu recentemente num jardim zoológico do Chile, alimentando a esperança na subsistência de uma espécie que se encontra em perigo crítico de extinção, reporta a Reuters. Isto porque, de momento, existem apenas 200 exemplares adultos desta espécie (com pernas que se assemelham às das zebras) em todo o mundo.

O 'Buinzoo', nos arredores da capital do país, Santiago, está envolvido num esforço internacional para recuperar a população de asnos-da-somália, considerada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) como uma espécie criticamente ameaçada.

"É uma ótima notícia para a conservação de um burro selvagem que está a desaparecer da terra e que conseguimos reproduzir aqui, no fim do mundo, no Chile", considerou Ignacio Idalsoaga, fundador e diretor do referido jardim zoológico.

Segundo a UICN, a restante população desta espécie encontra-se na Eritreia e na Etiópia, sendo a maior subpopulação registada de apenas 17 indivíduos. A população diminuiu 95% nos últimos 35 anos na Etiópia e não se sabe ao certo se ainda existe alguma na Somália.

O número de exemplares tem diminuído dramaticamente devido à destruição do seu habitat e à caça destes burros para fins alimentares ou medicinais.

Este zoo chileno tinha já visto nascer duas crias em 2021, entretanto batizadas de Lucrecia e Ita. O novo rebento, que tem apenas algumas semanas, ainda não tem nome. Mas veja, na galeria acima, alguma das suas primeiras fotografias.

Leia Também: América do Sul. Restos de dinossauro descobertos na Patagónia chilena

Recomendados para si

;
Campo obrigatório