Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
27º
MIN 19º MÁX 27º

Rússia adiciona WWF à lista de organizações "indesejáveis"

As autoridades da Rússia adicionaram hoje o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) à sua lista de organizações "indesejáveis", já considerada no país "agente estrangeiro" e com as suas atividades limitadas em território russo.

Rússia adiciona WWF à lista de organizações "indesejáveis"
Notícias ao Minuto

20:54 - 05/07/23 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

Num breve comunicado, o Ministério da Justiça russo indicou ter declarado "indesejáveis" as atividades desta organização não governamental (ONG) após analisar as suas operações no âmbito de um conjunto de medidas aplicadas no último ano pelo Governo e dirigidas a diversas organizações com atividade no país.

A inclusão da WWF nesta "lista negra", que já tinha sido solicitada pela Procuradoria Geral da Rússia, é justificada pelo facto de a organização estar relacionada "com pessoas envolvidas em violações dos direitos e liberdades fundamentais da população russa", e será aplicada em conformidade com a lei.

A medida insere-se numa crescente repressão por parte do Governo às vozes dissidentes, e que se intensificou na sequência da invasão da Ucrânia. A Procuradoria Geral já tinha ordenado em maio a proibição das atividades da ONG Greenpeace, argumentando que representava uma ameaça para a segurança nacional.

Em 2022, as autoridades russas incluíram 166 nomes à lista de "agentes estrangeiros" e 23 à lista de organizações "indesejáveis", segundo dados divulgados pela Amnistia Internacional.

Leia Também: Relatora da ONU pede apoio para documentar violações de direitos humanos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório