"Já fui casado durante 12 anos no total e tive uma epifania: o meu único peixinho dourado durou mais do que os meus dois casamentos. Goldie viveu em três propriedades, já teve cinco nomes e já existia antes de o meu filho nascer."
Assim o revelou o galês Wayne Leach, citado pelo jornal britânico The Mirror, onde conta a história do 'peixinho' que não é mais dourado, mas sim cinzento, devido à sua longa vida.
O homem ganhou o peixe e ofereceu-o à filha Nancy, então com dois anos, numa diversão de uma feira local em Towyn, North Wales, em 2011.
“Normalmente, só com sorte um peixe de feira consegue chegar a casa. Nunca esperávamos que durasse 12 anos. Nem tem filtro no tanque agora porque está partido. É só água da torneira e ele é alimentado a cada três ou quatro dias porque é tudo o que precisa", disse Wayne, revelando que o peixinho já teve cinco nomes diferentes ao longo da sua vida, e que já coabitou no tanque com três outros peixes, que acabaram todos por morrer.
"É um osso duro de roer. Sou apegado a ele. Falo com ele e ele cumprimenta-me. Está perto da chaleira, então quando acordo de manhã ele ganha vida. É como um cão", continuou o galês, de 44 anos, que fez as contas: o peixinho terá, em 'anos humanos', 106 anos de idade.
Leia Também: Perde máquina no País de Gales e vê fotografias reveladas nas Filipinas