Uma megaoperação em território brasileiro resultou na apreensão de 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão, avançou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A notícia é avançada pelo G1, que cita os resultados daquela que se apresenta como a maior apreensão (em número) de barbatanas de sempre numa perspetiva mundial.
O instituto estima que as barbatanas apreendidas representem a morte de cerca de 10 mil tubarões.
As barbatanas apreendidas correspondem tanto ao tubarão-azul, como ao tubarão-anequim, que entrou na lista de animais em risco de extinção no mês de maio.
Tudo aponta para que os produtos fossem exportados ilegalmente para território asiático. A maioria das barbatanas (27,6 toneladas) foram encontradas, esta segunda-feira, numa única empresa, localizada no estado de Santa Catarina. Uma busca anterior, realizada em maio, resultou na apreensão de 1,1 toneladas no Aeroporto de Guarulhos.
A pesca de tubarões, segundo deu conta o Ibama, é proibida no Brasil. Porém, as suas barbatanas são altamente procuradas na Ásia, o que estará na base da sua captura.
Leia Também: Tubarão de dois metros causa pânico em praia de Alicante. As imagens