Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 30º

Polícia austríaca diz ter travado ataque a marcha LGBTI+ de Viena

A marcha do orgulho LGBTI+ da capital austríaca teve mais de 300 mil pessoas.

Polícia austríaca diz ter travado ataque a marcha LGBTI+ de Viena
Notícias ao Minuto

14:03 - 18/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo LGBTI+

A polícia austríaca anunciou este domingo que conseguiu evitar com sucesso um possível ataque terrorista, dirigido contra a Marcha do Orgulho LGBTI+ de Viena, acabando por deter três jovens suspeitos de estarem associados ao grupo terrorista Estado Islâmico.

Citado pela Associated Press, o diretor do serviço de inteligência doméstica da Áustria explicou que as autoridades tiveram conhecimento prévio dos planos dos suspeitos, mantiveram os jovens "sob constante controlo" e, no dia em que se preparavam para atacar a marcha, detiveram-nos, com um mandado de detenção pela procuradoria de St. Poelten.

Foram também realizadas buscas às casas dos indivíduos, onde foram encontradas várias armas.

Os suspeitos têm idades de 14, 17 e 20 anos, e são cidadãos austríacos de origem bósnia e checa. A polícia não avançou mais detalhes sobre as suas identidades, mas explicou que os adolescentes radicalizaram-se através do consumo de conteúdos online e mostraram simpatia com o Estado Islâmico - o grupo responsável por vários ataques ao longo da última década.

O trio foi detido antes da marcha e o serviço de inteligência só informou a organização do evento no domingo, para não causar o pânico no evento e nos seus participantes. Foi também esclarecido que não há "qualquer perigo para os participantes da marcha nesta altura".

A marcha do orgulho LGBTI+ de Viena é uma das maiores da Europa. No dia em que milhões de pessoas queer saíram à rua para pedir mais direitos, visibilidade, liberdade de expressão e acesso a vários serviços sociais para a comunidade LGBTI+, a parada da capital austríaca contou com cerca de 300 mil pessoas, segundo os dados da emissora pública ORF.

Leia Também: Milhares de pessoas desfilam em Lisboa na 24.ª Marcha do Orgulho LGBTI+

Recomendados para si

;
Campo obrigatório