Uma semana depois de o animal ter desaparecido, a 8 de junho, continuam as buscas por Wilson, o cão que ajudou a encontrar as crianças que estiveram 40 dias desaparecidas na Amazónia colombiana.
Numa história que parece saída de um filme, já que os irmãos - agora com idades entre um e 13 anos - estiveram desaparecidos depois de um acidente de avião, e foram encontrados vivos na sexta-feira, a esperança ainda não morreu. Depois de terem sido encontradas, a 'Operação Esperança' não terminou, já que o cão que ajudou nas buscas desapareceu, um dia antes de os menores terem sido encontrados - num final de história que valeu rasgados elogios à irmã mais velha, que guiou os irmãos e deixou algumas pistas para que fossem encontrados.
Já no hospital, em Bogotá, as crianças desenharam o cão, que se tornou uma parte importante desta história.
O exército colombiano já disse que a operação não vai terminar enquanto o cão não for encontrado, recorrendo às redes sociais para demonstrar que os esforços continuam. "Um comando não abandona outro comando, ninguém fica para trás", escreveram os militares no Twitter, onde têm partilhado imensos momentos do animal, de cinco anos.
"Não perdemos a fé", garantem ainda. O animal já foi localizado, e visto duas vezes na última semana, mas não se aproxima.
#AEstaHora | Continuamos @FuerzasMilCol trabajando con todas nuestras capacidades para traer de regreso a Wilson. ¡No perdemos la fe!
— Fuerzas Militares de Colombia (@FuerzasMilCol) June 15, 2023
La #OperaciónEsperanza continúa#VamosPorWilson pic.twitter.com/2ZGiyVJZqG
Agora, em entrevista à revista Semana, o comandante do Grupo de Operações Especiais das Forças Militares, Pedro Sánchez, explica o que está a ser feito para recuperar o pastor belga. "Colocámos uma cadela no cio, mas Wilson é castrado. Pelo menos vamos tentar, quem sabe", explicou. Segundo a reportagem da publicação colombiana, ainda que Wilson esteja castrado, os animais interagem sexualmente com uma cadela no cio, o que poderá ajudar na sua captura.
Avanzamos en la búsqueda de nuestro Comando canino Wilson. ¡Un comando no abandona a otro comando, ninguno se queda atrás!
— Fuerzas Militares de Colombia (@FuerzasMilCol) June 14, 2023
La #OperaciónEsperanza de @FuerzasMilCol aún no termina #VamosPorWilson pic.twitter.com/ZjGO5Ou086
Para além disso, com a ajuda dos indígenas que conhecem a região - e prova disso foi a sobrevivência das quatro crianças indígenas -, estão a ser espalhados pedaços de carne no perímetro das buscas, uma mata muito densa na Colômbia - por forma a que este vá conseguindo sobreviver até ao momento da eventual captura.
Leia Também: Wilson, o cão que salvou irmãos na selva, foi localizado. "Está arisco"