Tripulante francês que sofreu hemorragia resgatado ao largo dos Açores
Várias entidades estiveram envolvidas nesta operação, entre as quais a Marinha, a Força Aérea e um navio mercante.
© Global Imagens
País Marinha Portuguesa
A Marinha auxiliou, na terça-feira, o resgate de um tripulante que seguia a bordo do veleiro ‘Nyenergi’, quando este se encontrava a navegar oeste da Ilha Terceira, nos Açores.
De acordo com um comunicado publicado no site desta autoridade esta quarta-feira, a embarcação estava a 617 milhas náuticas – equivalente a 1.140 quilómetros – quando aconteceu o resgate, que começou às 20h24.
”O tripulante, de nacionalidade francesa, foi avaliado com hemorragia digestiva, com o CODU-MAR a determinar a necessidade de cuidados médicos hospitalares imediatos”, escrevem os responsáveis, explicando que foram vários os meios envolvidos nesta operação.
O resgate foi efetuado pelo navio mercante “BBC GEORGIA" e, posteriormente, pela aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), com o apoio da Corveta NRP António Enes, da Marinha, e da aeronave P-3C da FAP, a 290 milhas náuticas, o equivalente a 535 quilómetros da ilha do Faial, que garantiram a segurança da operação”, detalharam.
Segundo a Marinha, ao aterrar no Aeroporto da Horta, na ilha do Faial, para onde foi transferido para uma unidade hospitalar. É desconhecido o estado de saúde deste tripulante.
Leia Também: Menina de dois anos cai em poço de 90 metros na Índia. Resgate em curso
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com