Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

"Ecocídio". Peixes encalhados nas inundações nas margens do rio Dnipro

O chefe do gabinete da presidência ucraniana, Andriy Yermak, considerou que esta situação é um "ecocídio feito pelo homem e realizado pela Rússia".

Notícias ao Minuto

11:54 - 07/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Após a destruição parcial da barragem de Kakhovka na terça-feira, que provocou cheias em várias localidades da região, o chefe do gabinete da presidência ucraniana, Andriy Yermak, divulgou imagens de peixes encalhados nas cheias do Dnipro, referindo ter sido um "ecocídio" provocado pela Rússia.

No vídeo pode ver-se que a maioria dos peixes aparenta estar sem vida, tendo Yermak considerado que o sucedido é um "ecocídio feito pelo homem e realizado pela Rússia".

As autoridades locais impostas pela Rússia na região ucraniana de Kherson declararam, esta quarta-feira, estado de emergência nos territórios controlados pelas forças russas na sequência da destruição da barragem de Kakhovka, depois de ser anunciado que pelo menos sete pessoas estão desaparecidas em virtude das inundações.

Considerada no início da invasão como um alvo prioritário para os russos, esta barragem hidroelétrica no rio Dnipro está agora na linha da frente entre as regiões controladas por Moscovo e o resto da Ucrânia.

Construída na década de 1950, durante o período soviético, a barragem de Kakhovka é uma estrutura fundamental no sul da Ucrânia que fornece água à Crimeia, a península anexada pela Rússia em 2014.

Leia Também: Destruição da barragem de Kakhovka "é absolutamente deliberada"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório