Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Alegado financiador do genocídio no Ruanda inapto para ser julgado

Um tribunal da ONU declarou hoje que Felicien Kabuga, de 80 anos, alegado financiador do genocídio de 1994 no Ruanda, "está inapto" e, portanto, não irá ser julgado.

Alegado financiador do genocídio no Ruanda inapto para ser julgado
Notícias ao Minuto

08:45 - 07/06/23 por Lusa

Mundo tribunal da ONU

O tribunal disse que os juízes consideram que Kabuga "é incapaz de participar de forma significativa no seu julgamento e que é altamente improvável que ele regresse a uma boa condição [de saúde] no futuro", de acordo com um comunicado.

O tribunal, com sede em Haia, disse estar a procurar uma alternativa "que se assemelhe tanto quanto possível a um julgamento, mas sem a possibilidade de condenação".

Em março, os juízes suspenderam o julgamento de Kabuga, depois de o tribunal ter recebido um relatório médico independente sobre a aptidão do suspeito para ser julgado.

Na abertura do julgamento de Kabuga, em setembro de 2022, os promotores acusaram-no de desempenhar um papel fundamental no genocídio, incluindo a entrega em massa de catanas e a administração da famosa Radio Télévision Libre des Mille Collines (RTLM), que transmitiu apelos para o assassínio de tutsis.

O antigo empresário, de 88 anos, recusou-se a comparecer em tribunal ou remotamente no início do julgamento, e depois participou por videoconferência, sentado numa cadeira de rodas, a partir da Unidade de Detenção da ONU em Haia.

Kabuga encontra-se na prisão da ONU em Haia desde a detenção em 2020, perto de Paris, depois de 25 anos em fuga. É acusado de ter participado na criação da milícia hutu Interahamwe, o braço armado do regime genocida hutu.

Em concreto, Kabuga enfrenta as acusações de genocídio, incitação direta e pública à prática de genocídio, e crimes contra a humanidade, incluindo perseguição e extermínio.

No espaço de alguns meses, o massacre de motivações étnicas fez mais de 800 mil mortos, segundo as Nações Unidas, principalmente entre a minoria tutsi.

Leia Também: Procurado por genocídio no Ruanda continua em preventiva na África do Sul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório