Numa mensagem na rede Truth Social,Trump fez referência ao seu slogan 'Make America Great Again' (Tornar a América Grande Novamente) e lembrou que a sua política tarifária está a conseguir reverter o défice comercial dos Estados Unidos com muitos países.
"Hoje, a maré virou completamente e os Estados Unidos conseguiram conter esta avalanche de tarifas usadas contra si", disse o Presidente norte-americano na mensagem, poucas horas antes do prazo de 01 de agosto estabelecido para os governos de todo o mundo concluírem acordos com os EUA.
Trump agradeceu ainda aos seus "grandes advogados" que o ajudaram a definir a política tarifária que diz ter "salvado os Estados Unidos".
"Se o nosso país não fosse capaz de se proteger a si próprio usando tarifas contra tarifas, estaríamos 'mortos', sem hipótese de sobrevivência ou de sucesso", escreveu o líder norte-americano, na rede social.
"Há um ano, éramos um país morto, agora somos o país mais 'quente' em qualquer lado do mundo. Parabéns a todos", acrescentou Trump.
Nas últimas semanas, o Presidente norte-americano assinou uma série de acordos e impôs novas tarifas como parte da sua estratégia comercial externa, incluindo com vários países e organizações aliados, como a Coreia do Sul, Indonésia, Vietname, Filipinas, Japão e a União Europeia (UE).
Embora mantido o prazo de 01 de agosto para que países firmem acordos que evitem tarifas adicionais, vários parceiros já formalizaram entendimentos parciais que estabelecem tarifas menores em troca de concessões bilaterais
Leia Também: UE e EUA ainda terminam acordo mas esperam-se tarifas de 15% na 6.ª-feira