Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

EUA e Índia com plano "de defesa" para contrariar influência chinesa

Os Estados Unidos estabeleceram um plano de ação ambicioso com a Índia, para a cooperação em matéria de defesa, de modo a contrariar a influência chinesa na região do Indo-Pacífico, adiantou hoje o secretário da Defesa norte-americano.

EUA e Índia com plano "de defesa" para contrariar influência chinesa
Notícias ao Minuto

07:25 - 06/06/23 por Lusa

Mundo EUA

Lloyd Austin destacou, depois de ter sido recebido em Nova Deli pelo homólogo indiano, Rajnath Singh, que a cooperação estratégica entre as duas nações é a "pedra angular" de um Indo-Pacífico "livre e aberto".

"A nossa cooperação continua a crescer rapidamente e estamos a procurar expandir a cooperação industrial de defesa", frisou Austin, numa mensagem na rede social Twitter.

O secretário da Defesa dos EUA acrescentou que a "liderança" do seu homólogo abre caminho "para uma colaboração mais profunda, exercícios conjuntos e troca de tecnologia" entre ambos os países.

Rajnath Singh corroborou as palavras de Austin e afirmou, por sua vez, que a Índia espera "trabalhar estreitamente" com os Estados Unidos para "consolidar" a "parceria estratégica" bilateral, incluindo uma "maior cooperação em matéria de segurança".

A viagem oficial de dois dias de Austin, que já esteve no país asiático em março de 2021, antecede uma visita de Estado do primeiro-ministro indiano Narendra Modi a Washington no final de junho.

De resto, o presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o republicano Kevin McCarthy, convidou o primeiro-ministro indiano a falar perante os congressistas norte-americanos.

A administração liderada pelo democrata Joe Biden aprofundou os laços diplomáticos com a Índia nos últimos anos, reforçando a aliança Quad, que também inclui Austrália e Japão, bem como o grupo I2-U2, que inclui os Emirados Árabes Unidos e Israel.

Leia Também: Chineses e norte-americanos tiveram diálogo "franco e construtivo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório