Lloyd Austin destacou, depois de ter sido recebido em Nova Deli pelo homólogo indiano, Rajnath Singh, que a cooperação estratégica entre as duas nações é a "pedra angular" de um Indo-Pacífico "livre e aberto".
"A nossa cooperação continua a crescer rapidamente e estamos a procurar expandir a cooperação industrial de defesa", frisou Austin, numa mensagem na rede social Twitter.
O secretário da Defesa dos EUA acrescentou que a "liderança" do seu homólogo abre caminho "para uma colaboração mais profunda, exercícios conjuntos e troca de tecnologia" entre ambos os países.
Rajnath Singh corroborou as palavras de Austin e afirmou, por sua vez, que a Índia espera "trabalhar estreitamente" com os Estados Unidos para "consolidar" a "parceria estratégica" bilateral, incluindo uma "maior cooperação em matéria de segurança".
A viagem oficial de dois dias de Austin, que já esteve no país asiático em março de 2021, antecede uma visita de Estado do primeiro-ministro indiano Narendra Modi a Washington no final de junho.
De resto, o presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o republicano Kevin McCarthy, convidou o primeiro-ministro indiano a falar perante os congressistas norte-americanos.
A administração liderada pelo democrata Joe Biden aprofundou os laços diplomáticos com a Índia nos últimos anos, reforçando a aliança Quad, que também inclui Austrália e Japão, bem como o grupo I2-U2, que inclui os Emirados Árabes Unidos e Israel.
Leia Também: Chineses e norte-americanos tiveram diálogo "franco e construtivo"