Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Lavrov visita Tajiquistão e vai à principal base russa na Ásia Central

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, chegou hoje ao Tajiquistão para uma deslocação oficial de dois dias que inclui uma visita à principal base militar russa na Ásia Central.

Lavrov visita Tajiquistão e vai à principal base russa na Ásia Central
Notícias ao Minuto

19:02 - 05/06/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Lavrov vai reunir-se com o Presidente tajique, Emomali Rahmon, que em 2022 criticou a escassa atenção do Kremlin (Presidência russa) às relações com os seus parceiros centro-asiáticos, informou a agência noticiosa russa TASS.

A principal base militar russa na Ásia Central - que será visitada por Lavrov - encontra-se situada nos arredores de Duchambé, a capital tajique, a partir de onde as forças russas também garantem a segurança da fronteira com o Afeganistão.

O Tajiquistão e os restantes países da Ásia Central, que à exceção do Turquemenistão pertencem à pós-soviética Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), liderada pela Rússia, recusaram apoiar a guerra na Ucrânia ou a anexação russa de quatro regiões ucranianas.

A viagem de Lavrov ocorre dois dias após a visita à região do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que participou na segunda cimeira Ásia Central-União Europeia (UE) que decorreu na cidade de Cholpon-Ata, no Quirguistão.

Na ocasião, Michel manifestou aos cinco países o seu respeito pelos laços com a Rússia, mas recordou que a UE sancionará quem apoiar o esforço bélico do Kremlin na Ucrânia.

O responsável europeu disponibilizou ainda o contributo de Bruxelas para solucionar o conflito fronteiriço entre o Tajiquistão e o Quirguistão.

Leia Também: Prigozhin acusa tropas russas de atacar paramilitares do Grupo Wagner

Recomendados para si

;
Campo obrigatório