O porta-voz do ministério, Nasser Kanaani, destacou que a Embaixada em Riade, o Consulado Geral em Jeddah e a Missão Permanente da Organização de Cooperação Islâmica (OIC) serão reabertas após sete anos de encerramento, informou a agência de notícias oficial iraniana, IRNA.
No mês passado, Teerão nomeou Alireza Enayati como seu embaixador na Arábia Saudita sob um acordo de relações assinado em 10 de março, em grande parte graças à mediação chinesa. O texto contempla a reabertura das missões diplomáticas até dois meses.
Enayati foi anteriormente embaixador no Kuwait e diretor-geral para Assuntos do Golfo Pérsico no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão.
A Arábia Saudita rompeu relações diplomáticas com o Irão em 2016 após um ataque à embaixada em Teerão e ao Consulado em Mashhad durante protestos contra a execução do clérigo xiita Nimr al-Nimr na Arábia Saudita.
A aproximação regional também levou à reintegração da Síria na Liga Árabe e ao avanço de um processo de paz na guerra do Iémen, onde os dois países apoiam lados opostos.
Leia Também: Estados Unidos insistem que Irão não terá armas nucleares