Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Indígenas afirmam que projeto aprovado por deputados causará "genocídio"

Um projeto de lei que limita severamente demarcações das terras dos povos originais, aprovado pelos deputados brasileiros, abre caminho a um genocídio, acusam líderes indígenas, que exigem o veto do Presidente Lula da Silva se o projeto passar no Senado.

Indígenas afirmam que projeto aprovado por deputados causará "genocídio"
Notícias ao Minuto

19:24 - 02/06/23 por Lusa

Mundo Brasil

"A aprovação deste projeto de lei ameaça os nossos direitos. Todos nós, povos indígenas do Brasil, não o aceitamos", disse o cacique Raoni, de 90 anos, em entrevista à agência AFP em Paris.

"Isso é genocídio aprovado pela Câmara dos Deputados. Isso tira-nos o direito de viver, acaba com o futuro de nossas crianças, povos indígenas e florestas", lamentou Watatakalu Yawalapiti, líder do movimento de mulheres indígenas do Xingu.

Na terça-feira, a Câmara dos Deputados do Brasil, dominada pelo Partido Liberal do ex-chefe de Estado Jair Bolsonaro, aprovou um projeto de lei limitando a demarcação de terras indígenas. Um revés para o líder esquerdista e Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que tinha relançado a política de proteção aos povos indígenas e à Amazónia.

Esse texto, que deve ser submetido ao Senado, estabelece que os indígenas só têm direito às terras que ocupavam à época da promulgação da Constituição de 1988.

A Câmara aprovou uma tese jurídica patrocinada por fazendeiros, conhecida como "marco temporal", perante a rejeição dos indígenas, que argumentam que não ocuparam certas terras em 1988 porque foram expulsos ao longo dos séculos, principalmente durante a ditadura militar (1964-1985).

O Brasil tem um total de 764 territórios indígenas, mas cerca de um terço deles ainda não foi demarcado, segundo dados da Fundação Nacional do Índio.

Em abril, o Governo de Lula da Silva -- que se comprometeu a priorizar a preservação ambiental, após quatro anos marcados pelo forte aumento do desflorestamento no Governo Jair Bolsonaro -- reconheceu seis novos territórios.

"Matar os direitos dos índios é também matar a vida do planeta, porque estamos a cuidar das florestas", argumentou Watatakalu Yawalapiti, convocando Lula da Silva a "opor-se" a esse projeto.

Enquanto o mundo procura limitar o aquecimento global, a demarcação de terras indígenas é um grande obstáculo para um maior desflorestamento na Amazónia, a maior floresta tropical do mundo, dizem os cientistas.

Em 7 de junho, o Supremo Tribunal Federal também deve emitir seu veredicto sobre o "marco temporal", no que é descrito como o julgamento do século para os povos indígenas e as suas terras.

"Peço a união de todos para salvar a floresta. (...) Estamos a proteger a floresta para todo o mundo", instou o chef Tapi Yawalapiti, atualmente num périplo europeu com o cacique Raoni e Watatakalu Yawalapiti para promover a consciênca da opinião pública e arrecadar fundos para a Amazónia.

O objetivo do projeto de lei, apoiado principalmente por deputados ligados ao agronegócios, é "permitir maior desflorestamento, autorizar a construção de ferrovias, maiores plantações de soja" e "produzir mais carne", criticou Watatakalu Yawalapiti.

"Tudo o que acontece é feito em nome de gente de fora", para produzir para a Europa e China, denunciou.

O indígena pediu um boicote a esses produtos se a situação não mudar.

"De que adianta falar em mudança climática se compramos produtos que matam povos indígenas e destroem a floresta tropical?", concluiu.

Leia Também: Ex-ministro de Bolsonaro defende golpe militar de 1964 em comissão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório