Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Apreendidos 486 mil produtos Pokémon falsificados. Podiam valer milhões

Apreensão aconteceu em Espanha. Produtos valeriam cinco milhões de euros no mercado.

Notícias ao Minuto

22:35 - 01/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

O Corpo Nacional de Polícia de Espanha apreendeu, numa zona industrial em Fuenlabrada, Madrid, 486 mil produtos Pokémon falsificados, destinados a crianças e colecionadores. O valor do material ultrapassaria os cinco milhões de euros no mercado. Foram detidas duas pessoas, um homem e uma mulher, suspeitos de crimes contra a propriedade industrial e falsificação de documentos.

Segundo a imprensa espanhola, tudo começou quando as se aperceberam de uma movimentação constante de compradores. No acesso ao espaço, eram mantidas fortes medidas de segurança, com pessoas no exterior a monitorizar a entrada e saída de pessoas.

"Sabia-se que havia pessoas dentro do armazém, mas sempre com a porta fechada e só abria quando chegavam viaturas ou carrinhas que tiravam uma ou duas caixas de mercadoria, saíam rapidamente e fechavam de novo", disse um dos oficiais de investigação, citado pelo ABC.

O comportamento chamou a atenção das autoridades, que inspecionaram o interior do armazém. No espaço encontraram 486 mil produtos falsificados, importados da China.

Os produtos falsificados da marca Pokémon não tinham um preço uniforme, mas podiam ir de peluches no valor de 20 euros a cartas de coleção que podiam custar 50 euros.

A polícia investigou o grupo durante três meses, mas não se sabe há quanto tempo exerciam a atividade ilegal. Contudo, devido ao investimento logístico e económico, as autoridades acreditam que os detidos eram "veteranos" neste tipo de atividade criminosa.

Os suspeitos distribuíam a mercadoria para diferentes estabelecimentos para serem vendidos com produtos autênticos, mascarando assim a sua origem ilegal. As embalagens tinha ainda o logótipo da comunidade europeia "para evitar controlos de qualidade e dar a impressão" de que tinham sido produzidos em Espanha ou noutro país da União Europeia.

Os detidos faziam ainda uso de documentos de identidade que não correspondiam a ninguém relacionado com o negócio para formalizar contratos de arrendamento, eletricidade, bem como toda a atividade comercial.

Veja na galeria acima um vídeo divulgado pela Polícia e que mostra o armazém e os produtos apreendidos.

Leia Também: Espanha. Igreja recolheu testemunhos de 927 crimes sexuais contra menores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório