Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Mais de 500 crianças ucranianas já morreram na guerra, diz ONU

Pelo menos 525 crianças morreram por causa da invasão russa na Ucrânia, que aconteceu em fevereiro de 2022, revelou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), quando se celebra o Dia Mundial da Criança.

Mais de 500 crianças ucranianas já morreram na guerra, diz ONU
Notícias ao Minuto

13:10 - 01/06/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Neste Dia Mundial da Criança não há muito a comemorar na Ucrânia, onde os civis, inclusive crianças, continuam a pagar um alto preço" pela guerra desencadeada pela Rússia, afirmou a representante da agência da ONU na Ucrânia, Matilda Bogner, num comunicado.

Só no mês de maio, seis crianças morreram e outras 34 ficaram feridas em ataques na Ucrânia.

Em 14 meses de conflito, 525 crianças foram mortas - pelo menos 219 destas eram raparigas -- e outras 1.047 ficaram feridas em 289 cidades ucranianas, de acordo com as estatísticas das Nações Unidas.

A maioria foi vítima de ataques com armamentos explosivos de ampla capacidade destrutiva, incluindo mísseis e projéteis lançados por meio de ataques aéreos.

No total, pelo menos 9.000 civis morreram e 15.000 ficaram feridos na guerra. A ONU referiu que estas cifras podem ser muito maiorres, nomeadamente devido à falta de dados completos em zonas da frente de batalha e outras com combates intensos.

Leia Também: AO MINUTO: Guerra só acaba com vitória de Kyiv; Abrigos fechados?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório