Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Argentina será a primeira mulher a liderar agência meteorológica da ONU

A meteorologista argentina Celeste Saulo foi eleita hoje diretora-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), divulgou a ONU num comunicado, destacando que será a primeira mulher a ocupar o cargo.

Argentina será a primeira mulher a liderar agência meteorológica da ONU
Notícias ao Minuto

11:45 - 01/06/23 por Lusa

Mundo OMM

A agência da ONU declarou que Celeste Saulo recebeu o apoio necessário de dois terços dos Estados membros na eleição, que aconteceu hoje em Genebra.

"Numa época em que as desigualdades e as mudanças climáticas são as maiores ameaças globais, a OMM deve contribuir para o fortalecimento dos serviços meteorológicos e hidrológicos para proteger as pessoas e as suas economias, fornecendo serviços rápidos e eficientes e sistemas de alerta precoces", afirmou a meteorologista argentina após a sua eleição.

Celeste Saulo é diretora do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina desde 2014.

A argentina, que é uma académica e investigadora experiente, vai substituir o finlandês Petteri Taalas, que deixa o cargo após dois mandatos como diretor-geral da OMM, com sede em Genebra.

Celeste Saulo, de 59 anos, ingressou no conselho executivo da OMM em 2015. A nova diretora-geral vai assumir o cargo em 01 de janeiro de 2024.

A agência da ONU desempenha um papel fundamental na coordenação do trabalho meteorológico internacional, uma questão que se está a tornar cada vez mais importante devido aos eventos climáticos extremos resultantes das alterações no clima.

Leia Também: Desastres climáticos custaram quase 4.000 milhões de nos últimos 50 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório