Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Maddie. "Elementos" serão analisados, investigação "continuará"

O Ministério Público de Braunschweig referiu que a análise dos itens recolhidos durante as buscas na barragem do Arade irá decorrer "nas próximas semanas".

Maddie. "Elementos" serão analisados, investigação "continuará"
Notícias ao Minuto

09:41 - 01/06/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Madeleine McCann

O Ministério Público (MP) de Braunschweig anunciou, esta quinta-feira, que as buscas que decorreram na última semana na barragem do Arade, no âmbito do Caso Maddie, permitiram recolher uma série de objetos.

"Alguns elementos foram recolhidos no âmbito desta operação. Eles serão analisados nos próximos dias e semanas", firmou num comunicado a procuradoria-geral de Brunswick, acrescentando que "ainda é muito cedo" para determinar se eles estão ligados ao caso.

O MP alemão, citado pela agência France-Presse, referiu ainda que "a investigação conduzida em Brunswick sobre o suspeito de 46 anos provavelmente continuará por muito tempo".

Esta é a mais recente atualização dada pela Alemanha, que participou nas buscas que aconteceram na semana passagem, durante três dias, na Barragem do Arade, no concelho de Silves, distrito de Faro. 

As novas buscas foram solicitadas pela BKA, uma unidade especial de investigação alemã, e coordenadas juntamente com a Polícia Judiciária (PJ). Também as autoridades britânicas participaram nesta operação. No total, dezenas de agentes estiveram no local.

Logo no rescaldo da operação, que decorreu entre 23 e 25 de maio, a PJ informou logo que o material recolhido seria entregue às autoridades alemãs "de acordo com as regras da cooperação judiciária internacional".

O local onde decorreram as buscas era, alegadamente, um local frequentado por Christian Brueckner, na mira das autoridades como possível suspeito de estar envolvido no desaparecimento de Madeleine Mccann. O nome do alemão, de 44 anos, surgiu na lista de suspeitos de Maddie em junho de 2020. 

Quem é Brueckner?

Segundo as autoridades, Brueckner terá vivido no Algarve durante períodos entre 1995 e 2007 e registos telefónicos colocam-no na área da Praia da Luz no dia em a criança inglesa desapareceu. Na altura, o alemão estaria a viajar pela zona sul do país numa carrinha branca e amarela.

Testemunhas reportam ter visto um homem com características semelhantes a Brueckner com uma criança junto ao resort onde a família McCann estava alojada.

Já o arguido alega que estava na companhia de uma mulher alemã, a quilómetros de distância, e nega qualquer envolvimento no desaparecimento da menina. 

Brueckner, nasceu na Alemanha em 1976, mas mudou-se para Portugal durante o início da idade adulta, escreve a BBC.

Há dois anos, foi acusado de ter violado de uma mulher irlandesa na Praia da Luz, em 2004, três antes do desaparecimento da menina. O mesmo homem já foi julgado em 2019 por ter violado uma mulher de 72 anos no Algarve. Encontra-se atualmente a cumprir pena de prisão por tráfico de droga em Kiel, na Alemanha.

Madeleine McCann, de origem britânica, desapareceu em 2007 de um aldeamento turístico na Praia da Luz, no concelho de Lagos, onde estava a passar férias com os pais e os irmãos, a cerca de 50 quilómetros do local onde decorreram estes trabalhos.

As buscas foram requeridas pela polícia germânica por suspeitar do envolvimento de um cidadão alemão no desaparecimento da criança, e que alegadamente frequentava aquele local na barragem do Arade, no concelho de Silves, no distrito de Faro. A região da barragem, localizada a cerca de cinquenta quilómetros do local do desaparecimento de Maddie, já tinha sido vasculhada em 2008, inclusive por mergulhadores que encontraram apenas restos de animais.

[Notícia atualizada às 14h22]

Ler Também: Maddie? Encontrar vestígios identificáveis é "hipótese bastante remota"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório