Meteorologia

  • 24 FEVEREIRO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 15º

Maddie. Material recolhido em buscas "será entregue a autoridades alemãs"

As buscas solicitadas pelas autoridades alemãs decorriam desde segunda-feira, 22 de maio.

Maddie. Material recolhido em buscas "será entregue a autoridades alemãs"
Notícias ao Minuto

17:13 - 25/05/23 por Notícias ao Minuto

País Maddie McCann

A Polícia Judiciária (PJ) confirmou, esta quinta-feira, o fim das buscas solicitadas pelas autoridades alemãs, no âmbito do desaparecimento de Maddie McCann, e que se realizaram nos últimos três dias, referindo que diligências resultaram "na recolha de algum material que irá ser sujeito às competentes perícias"

"Salvaguardados que foram os interesses da investigação ainda em curso em Portugal, o material recolhido será entregue às autoridades alemãs, de acordo com as regras da cooperação judiciária internacional", afirmou a PJ num comunicado enviado às redações.

Os responsáveis sublinham ainda na nota que a operação na barragem do Arade, concelho de Silves, distrito de Faro, que começou na segunda-feira, 22 de maio, decorreu sobre coordenação da Polícia Judiciária, "que envolveu investigadores, peritos de criminalística e pessoal da segurança".

Nesta operação estiveram também envolvidas as autoridades alemãs (BKA) e a presença de autoridades britânicas (MPS).

"A Polícia Judiciária contou ainda com a extraordinária colaboração do Comando de Faro da Guarda Nacional Republicana em várias valências, bem como do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve e do Município de Silves, no que respeita à logística necessária ao desenvolvimento dos trabalhos", nota a PJ.

De recordar que a menina, de origem britânica, desapareceu em 2007 de um aldeamento turístico na Praia da Luz, no concelho de Lagos, onde estava a passar férias com os pais e os irmãos, a cerca de 50 quilómetros do local onde decorreram estes trabalhos.

As buscas foram requeridas pela polícia germânica por suspeitar do envolvimento de um cidadão alemão no desaparecimento da criança, e que alegadamente frequentava aquele local na barragem do Arade, no concelho de Silves, no distrito de Faro.

A realização destas buscas em 2023, 16 anos depois do desaparecimento, foram acompanhadas pela Polícia Metropolitana de Londres e pela Polícia Judiciária, com o apoio da Guarda Nacional Republicana, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Bombeiros Voluntários de Silves.

[Notícia atualizada às 19h35]

Leia Também: Maddie. Buscas da PJ na barragem do Arade chegam ao fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório