Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Mulher que ameaçou Nancy Pelosi no Capitólio condenada a dois anos

Pauline Bauer gritou ameaças durante o ataque ao edifício do Capitólio, a 6 de janeiro de 2021, e foi apanhada a exigir o enforcamento da então 'speaker' democrata da Câmara dos Representantes.

Mulher que ameaçou Nancy Pelosi no Capitólio condenada a dois anos
Notícias ao Minuto

22:13 - 30/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ataque ao Capitólio

Foi condenada mais uma pessoa envolvida no ataque ao Capitólio, no pico das tensões entre apoiantes extremistas de Donald Trump geradas por teorias da conspiração. Pauline Bauer, dona de um restaurante no estado da Pensilvânia, foi esta terça-feira condenada a dois anos de prisão, pelas suas ações no edifício quando a multidão invadiu a sede do Congresso norte-americano.

Bauer foi acusada e condenada por ameaçar a então 'speaker' da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi (e líder do Partido Democrata que era muito crítica do antigo presidente), entrando no seu escritório e exigindo aos agentes presentes que 'entregassem' Pelosi à multidão para que fosse enforcada.

Na altura do ataque, Pelosi conseguiu fugir por pouco dos apoiantes de Trump, mas foram sendo divulgados vídeos dos momentos no interior do seu escritório, com os seus assistentes a refugiarem-se debaixo de uma mesa enquanto o Capitólio era invadido.

Pauline Brauer, de 55 anos, foi condenada por crimes relacionados com insurreição, num julgamento sem júri. O juiz aplicou a pena de dois anos e três meses de prisão, sendo que foram retirados vários meses à pena final por a mulher já se encontrar presa preventivamente, explica a Associated Press. A acusação tinha pedido uma pena de seis anos e seis meses.

"A ameaça de Bauer de enforcar a 'speaker' Pelosi era real, iminente e colocou a 'speaker' da Câmara dos Representantes em perigo", escreveu o advogado da acusação.

Imagens captadas pelas câmaras do Congresso 'apanharam' a apoiante extremista de Trump no interior do edifício, especialmente na praça central do edifício, empurrando e gritando contra os polícias. A arguida viajou de propósito para Washington D.C. para o comício de Donald Trump, nessa mesma tarde, no qual o então presidente norte-americano apelou aos seus apoiantes para travarem a certificação dos resultados eleitorais - que Trump continua a afirmar que foram roubados, algo que foi sempre desmentido.

Bauer também foi condenada de obstrução, por contribuir para a interrupção da certificação desses resultados.

Mais de mil pessoas já foram acusadas por crimes relacionados com a invasão ao Capitólio. Desses, mais de 500 foram condenados a várias penas de prisão, com a pena mais elevada até agora a ascender a 18 anos. Muitos dos arguidos condenados são membros de milícias de extrema-direita afetas a Trump, nomeadamente os Oath Keepers e os Proud Boys.

Leia Também: Dois membros dos Oath Keepers condenados pela invasão do Capitólio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório