Partido Cidadãos decide não concorrer às eleições gerais de 23 de julho
Decisão surge após os resultados desastrosos das eleições regionais espanholas do passado domingo.

© Tomas Moya/Europa Press via Getty Images

Mundo Espanha/Eleições
A direção do partido Cidadãos decidiu não concorrer às eleições legislativas espanholas de 23 de julho, de acordo com o jornal Voz Pópuli.
A decisão surge após os resultados desastrosos das eleições regionais do passado domingo, nas quais o partido recolheu 1,35% dos votos.
Também hoje o Partido Popular reúne a sua direção naquela que era para ser uma festa das eleições autárquicas e regionais e acabou por ser uma reunião de estratégia para discutir a futura campanha eleitoral.
No domingo, o mapa regional e autárquico de Espanha deixou de ser dominado pelos socialistas com as eleições autonómicas e locais, que o Partido Popular (PP, direita) ganhou, reivindicando o início de um "novo ciclo político" no país.
O PP vai porém depender em alguns casos do apoio do VOX (extrema-direita) para conseguir governar alguns municípios e regiões como a Extremadura, Aragão ou Baleares.
O VOX entrou pela primeira vez num governo em Espanha em 2022, em Castela e Leão, coligado com o PP.
Na segunda-feira, o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, anunciou a dissolução do parlamento e a antecipação das eleições legislativas nacionais para 23 de julho, na sequência da derrota dos socialistas, que lidera, nas regionais e municipais.
As eleições legislativas espanholas estavam previstas para dentro de seis meses, em dezembro, mas Sánchez disse que tomou a decisão de antecipar o calendário face aos resultados das eleições municipais e regionais de domingo.
Leia Também: Giorgia Meloni felicita líder espanhol do Vox pelos resultados eleitorais
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários