Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Partido Cidadãos decide não concorrer às eleições gerais de 23 de julho

Decisão surge após os resultados desastrosos das eleições regionais espanholas do passado domingo.

Partido Cidadãos decide não concorrer às eleições gerais de 23 de julho
Notícias ao Minuto

09:23 - 30/05/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Espanha/Eleições

A direção do partido Cidadãos decidiu não concorrer às eleições legislativas espanholas de 23 de julho, de acordo com o jornal Voz Pópuli.

A decisão surge após os resultados desastrosos das eleições regionais do passado domingo, nas quais o partido recolheu 1,35% dos votos.

Também hoje o Partido Popular reúne a sua direção naquela que era para ser uma festa das eleições autárquicas e regionais e acabou por ser uma reunião de estratégia para discutir a futura campanha eleitoral.

No domingo, o mapa regional e autárquico de Espanha deixou de ser dominado pelos socialistas com as eleições autonómicas e locais, que o Partido Popular (PP, direita) ganhou, reivindicando o início de um "novo ciclo político" no país.

O PP vai porém depender em alguns casos do apoio do VOX (extrema-direita) para conseguir governar alguns municípios e regiões como a Extremadura, Aragão ou Baleares.

O VOX entrou pela primeira vez num governo em Espanha em 2022, em Castela e Leão, coligado com o PP.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, anunciou a dissolução do parlamento e a antecipação das eleições legislativas nacionais para 23 de julho, na sequência da derrota dos socialistas, que lidera, nas regionais e municipais.

As eleições legislativas espanholas estavam previstas para dentro de seis meses, em dezembro, mas Sánchez disse que tomou a decisão de antecipar o calendário face aos resultados das eleições municipais e regionais de domingo.

Leia Também: Giorgia Meloni felicita líder espanhol do Vox pelos resultados eleitorais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório