Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Giorgia Meloni felicita líder espanhol do Vox pelos resultados eleitorais

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, felicitou o líder do Vox, Santiago Abascal, pelos resultados das eleições municipais e regionais que decorreram domingo em Espanha e que "certificaram uma vitória da direita".

Giorgia Meloni felicita líder espanhol do Vox pelos resultados eleitorais
Notícias ao Minuto

08:27 - 30/05/23 por Lusa

Mundo Itália

"Felicidades a Santiago Abascal pelos excelentes resultados conseguidos nas eleições municipais e regionais", escreveu Giorgia Meloni na rede social Twitter do Grupo de Conservadores e Reformistas Europeus, à qual pertence o seu partido Irmãos de Itália.

Da parte do Governo ultra direita italiano, o vice-presidente e ministro das Infraestruturas e Transportes, Matteo Salvini, celebrou "o grande resultado do Partido Popular e do Vox".

A Liga de Salvini governa Itália em coligação com o principal partido do país, os Irmãos da Itália, de extrema-direita, de Giorgia Meloni, e o conservador Força Itália, de Silvio Berlusconi.

No domingo, o mapa regional e autárquico de Espanha deixou de ser dominado pelos socialistas com as eleições autonómicas e locais, que o Partido Popular (PP, direita) ganhou, reivindicando o início de um "novo ciclo político" no país.

O PP vai porém depender em alguns casos do apoio do VOX (extrema-direita) para conseguir governar alguns municípios e regiões como a Extremadura, Aragão ou Baleares.

O VOX entrou pela primeira vez num governo em Espanha em 2022, em Castela e Leão, coligado com o PP.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, anunciou a dissolução do parlamento e a antecipação das eleições legislativas nacionais para 23 de julho, na sequência da derrota dos socialistas, que lidera, nas regionais e municipais.

As eleições legislativas espanholas estavam previstas para dentro de seis meses, em dezembro, mas Sánchez disse que tomou a decisão de antecipar o calendário face aos resultados das eleições municipais e regionais de domingo.

Leia Também: Sánchez evitou hoje "agonia terrível do governo", dizem analistas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório