O momento em que uma anaconda vomita uma outra cobra, viva, está a tornar-se viral nas redes sociais. Não só o momento de canibalismo já é marcante como o facto de a cobra sair da boca da anaconda e continuar a nadar fez com que os utilizadores partilhassem o vídeo.
De acordo com as publicações brasileiras, não é conhecido o local onde as imagens foram registadas, nem quando.
Ainda que o vídeo esteja agora ser partilhado nas redes sociais, as imagens tinham já sido analisadas, em fevereiro, por um especialista no YouTube.
No seu canal, o biólogo, que tem mais de um milhão de subscritores, explica a situação. Segundo Henrique, como é identificado, as anacondas são canibais - ingerindo tanto cobras da mesma espécie, como de espécies diferentes.
Situações como esta que foram registadas são, no entanto, mais comuns na época de acasalamento. "Elas acasalam em bolo, fica um bolo de macho, ela escolhe um e devora", começa por explicar o especialista, referindo ainda que, em particular nesta situação, é provável que a cobra que tentou devorar outra seja uma fêmea.
Já a que escapou, deveria ser um macho ou uma fêmea mais jovem - dadas as diferenças de tamanhos. As fêmeas desta espécie são maiores do que os machos.
Henrique notou ainda que é provável que a cobra que foi ingerida não estivesse morta, havendo possibilidade de estar apenas desmaiada. À medida que era engolida, "um estímulo" ou uma "leve massagem cardíaca" poderá ter feito com que a vítima tivesse uma reação, conseguindo escapar, e seguindo para o riacho junto do qual se encontrava.
Veja o momento na galeria acima.
Leia Também: Ornitorrincos regressam a parque nacional australiano após meio século