O ornitorrinco, uma espécie exclusiva da Austrália, foi reintroduzido no parque nacional mais antigo do país, ao sul de Sydney, na sexta-feira.
A reintrodução dá-se no âmbito de um projeto de conservação histórico, após esta espécie ter desaparecido da zona há mais de meio século.
Trata-se de um 'bichinho' muito peculiar, com o seu longo bico, pés palmados e esporas venenosas. É, também, conhecido por ser um dos poucos mamíferos no mundo que põe ovos.
São animais reservados, conta a agência Reuters, com necessidades de habitat muito específicas, fazendo com que não seja comum vê-los no seu ambiente natural.
A reintrodução é um esforço colaborativo entre a Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), a Taronga Conservation Society Australia, a WWF-Austrália e o NSW National Parks and Wildlife Service.
Desde a década de 1970 que não há registo de um avistamento de ornitorrincos no parque. Na sexta-feira, no entanto, foram integradas quatro fêmeas nesse mesmo espaço, que foi fundado em 1879 e é o segundo parque nacional mais velho do mundo.
"(É) muito emocionante para nós ver os ornitorrincos a voltarem para o parque, para uma população próspera aqui se estabelecer e para os moradores de Sydney virem e apreciarem este animal incrível", disse Gilad Bino, investigador da UNSW.
Pode espreitar na galeria as imagens do momento em que o ornitorrinco foi introduzido ao Parque Real Nacional de Sydney.
Leia Também: Polícia australiana acusa homem que roubou ornitorrinco