Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Agência de 'boys band' japonesa pede desculpa por alegados abusos sexuais

A presidente de uma famosa agência de talentos japonesa, especializada em bandas masculinas, pediu desculpa pelos alegados abusos sexuais de jovens artistas pelo seu tio e antecessor, Johnny Kitagawa (na imagem ilustrativa da peça), na liderança da Johnny & Associates.

Notícias ao Minuto

06:58 - 15/05/23 por Lusa

Mundo Japão

"Mais do que tudo, peço desculpas profundamente às vítimas", disse Julie Keiko Fujishima, curvando-se quatro vezes, num vídeo de um minuto, divulgado no domingo, no site da agência. Pode ver o vídeo na galeria acima, não legendado.

Fujishima pediu também desculpas pela "deceção e preocupação" causada entre os fãs dos artistas cujas carreiras são geridas pela Johnny's, como a empresa também é conhecida.

Numa declaração escrita, a executiva garantiu que não sabia de nenhum caso de abuso e disse que a agência criou equipas para criar procedimentos que protejam os artistas e para dar aconselhamento às vítimas.

No entanto, Fujishima não mencionou a possibilidade de pedir uma investigação externa ao comportamento da empresa.

Desde 1988 que vinham sendo publicadas alegações contra Johnny Kitagawa, uma figura poderosa no entretenimento japonês. No entanto, o fundador da Johnny & Associates, que morreu em 2019, nunca foi acusado de qualquer crime.

O caso voltou à ribalta no mês passado, quando o músico japonês de origem brasileira Kauan Okamoto se tornou a primeira alegada vítima a vir a público e a permitir tanto a publicação do seu nome como da sua fotografia.

No Clube de Correspondentes Estrangeiros em Tóquio, Okamoto, que assinou um contrato com a Johnny's quando tinha 15 anos, disse ter sido abusado em pelo menos 20 ocasiões e ter visto colegas seus a serem também abusados.

O músico disse que, durante o período em que esteve na agência, entre 2012 e 2016, Johnny Kitagawa terá abusado de entre 100 e 200 menores.

Após encontrar-se com Okamoto, Julie Keiko Fujishima disse não poder ter a certeza sobre as acusações do músico, mas garantiu que alegações de abuso sexual a envolver a agência "nunca deveriam voltar a acontecer".

"Ainda mal começámos, mas ele deu-nos a oportunidade de mudar", disse a executiva.

Nas redes sociais surgiu uma campanha de boicote da Johnny's, incluindo das empresas que assinaram contratos de publicidade e patrocínio com os artistas geridos pela agência.

Entretanto, uma petição de protesto contra a agência já recolheu milhares de assinaturas.

Alguns críticos disseram que o pedido de desculpas de Fujishima não era suficiente, defenderam que a executiva deveria convocar uma conferência de imprensa e assumir a responsabilidade, renunciando ao cargo.

Outros criticaram a imprensa japonesa por permanecer em silêncio durante décadas face às alegações, sugerindo que temiam retaliações e perder o acesso aos artistas geridos pela Johnny's.

De acordo com as acusações, Kitagawa regularmente convidava jovens cantores e bailarinos, muitos deles ainda menores, para dormirem na sua mansão, onde eram depois pressionados a terem sexo com o magnata.

Leia Também: Alemanha e G7 impulsionam investigação sobre covid-19 persistente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório