Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Líder da máfia neerlandesa defende-se em tribunal. A advogada foi detida

A advogada foi acusada de passar informações a partir da prisão de alta segurança de Vught, onde Ridouan Taghi se encontra detido.

Líder da máfia neerlandesa defende-se em tribunal. A advogada foi detida
Notícias ao Minuto

18:29 - 12/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Países Baixos

Ridouan Taghi, o líder da máfia dos Países Baixos, que está acusado de vários crimes de homicídio e tráfico de droga, vai representar-se a si próprio em tribunal, revela o jornal britânico The Guardian. Em causa está o facto de a sua advogada, Inez Weski, ter sido detida por o ajudar a comunicar com outras pessoas a partir da sua cela.

Weski foi detida em abril e acusada de associação criminosa, numa altura em que a justiça neerlandesa julga Taghi e outros 16 alegados membros de um grupo de tráfico de droga, no caso ‘Marengo’.

Segundo a imprensa local, a advogada foi acusada de passar informações a partir da prisão de alta segurança de Vught, onde Taghi se encontra detido e impedido de se comunicar com qualquer pessoa que não seja o seu representante legal.

Após a detenção, Weski demitiu-se da equipa de advogados de Taghi e foi suspensa pelo Conselho da Ordem dos Advogados dos Países Baixos, fazendo com que o seu cliente optasse por se representar a si próprio.

Taghi foi detido em 2019 no Dubai e extraditado posteriormente para os Países Baixos. Está acusado de ser responsável pela morte de dezenas de pessoas no caso ‘Marengo’. A principal testemunha do caso é Nabil B. e, desde o início do julgamento, três pessoas próximas a si foram assassinadas: o irmão em 2018, o advogado Derk Wiersum em 2019 e o jornalista Peter R. de Vries em 2012.

Leia Também: Reis dos Países Baixos posam descontraídos... entre ovelhas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório