Meteorologia

  • 30 NOVEMBRO 2023
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Incêndios florestais consomem vastas áreas nos Urais e na Sibéria

Vastas áreas nas montanhas Urais e na Sibéria já foram consumidas por incêndios durante esta semana e há referência a pessoas mortas e feridas, com as autoridades a prometerem a sua extinção para breve.

Incêndios florestais consomem vastas áreas nos Urais e na Sibéria
Notícias ao Minuto

23:50 - 08/05/23 por Lusa

Mundo Rússia

Cerca de 54 mil hectares de floresta na região de Sverdlovsk, nas Urais, estavam a arder na manhã de segunda-feira, segundo autoridades locais.

Na região vizinha de Kurgan, os fogos já destruíram mais de 300 edifícios residenciais e 3.900 outros com outros fins, informou a agência noticiosa oficial Tass.

O governador da região disse que há pessoas mortas e feridas, sem quantificar, e classificou a situação como "muito difícil".

O ministro das Situações de Emergência russo, Alexander Kurenkov, deslocou-se a Kurgan na manhã de segunda-feira.

Em Omsk, na Sibéria, as autoridades locais declararam o estado de emergência regional, devido aos incêndios. Meios locais noticiaram que a cidade de Omsk, capital regional, está coberta com um manto espesso de fumo desde a manhã de segunda-feira.

Também na região vizinha de Tyumen os vários fogos que grassam levaram as autoridades a também declararem o estado de emergência no domingo.

"Todos os dias registamos novas fontes de fogos florestais. Tudo isto é exacerbado pelo tempo muito quente e pelos ventos fortes", disse o governador de Tyumen, Alexander Moor, no domingo.

Nos anos recentes, a Federação Russa tem vivido incêndios florestais generalizados, eu os cientistas atribuem a verões extremamente quentes, pouco habituais, e a altas temperaturas.

Leia Também: Rússia proíbe 'jet skis' e transportes por aplicações no Dia da Vitória

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;
Campo obrigatório