Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 30º

Morreu Gary Prado Salmón, o general que capturou Che Guevara

O histórico revolucionário comunista foi morto após uma operação apoiada pelos Estados Unidos.

Morreu Gary Prado Salmón, o general que capturou Che Guevara
Notícias ao Minuto

14:45 - 08/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Bolívia

Gary Prado Salmón, o general que liderou a operação que culminou com a detenção e execução de Che Guevara, na Bolívia, morreu no domingo aos 84 anos de idade.

A sua morte foi anunciada pelo filho, Gary Prado Arauz, nas redes sociais, elogiando o legado "de amor e honestidade" do pai e o seu trabalho nas forças armadas da Bolívia, especialmente pela detenção do histórico revolucionário comunista.

"Para ele, capturar Che não foi a coisa mais importante que fez na vida - mas antes contribuir para tornar as forças armadas numa instituição democrática que respeitaria a constituição", disse, citado pela BBC.

Segundo conta a emissora britânica, o general estava internado desde abril devido a complicações cardíacas. Salmón, um herói das forças armadas bolivianas, estava confinado a uma cadeira de rodas desde 1981, quando foi alvejado acidentalmente por outro oficial, na coluna.

Prado Salmón liderou os Bolivian Rangers (uma força especial treinada pelos Estados Unidos) pela floresta tropical da Bolívia, onde estava escondido Che Guevara. Na altura, a Bolívia era liderada por um governo ditatorial e, como muitas ditaduras na América Latina no século XX, foi apoiada pelos EUA (como o caso do Chile), como forma de os norte-americanos conterem o crescimento de movimentos comunistas no continente, no pico da Guerra Fria.

Che Guevara, considerado como um dos mais importantes e carismáticos líderes revolucionários do século XX, conseguiu quebrar com essa política em Cuba, liderando a revolução comunista em 1959 juntamente com Fidel Castro. Em 1965, continuou a organizar movimentos revolucionários por outros países em África e na América, chegando por fim à Bolívia, para liderar o movimento revolucionário armado no país.

Foi na floresta da Bolívia que as tropas de Salmón capturaram Guevara no dia 8 de outubro de 1967, e um militar, Mario Terán, executou o líder comunista no dia seguinte.

Após a morte de Che Guevara ser tornada pública, Gary Prado Salmón foi tornado num herói nacional pelo regime militar da altura.

Leia Também: Parlamento cubano reelege liderança quase por unanimidade e sem mudança

Recomendados para si

;
Campo obrigatório