Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Japão levanta última ordem de evacuação após desastre nuclear de 2011

As autoridades japonesas levantaram hoje a última ordem de evacuação imposta a sete municípios depois de um terramoto seguido de um tsunami terem provocado um desastre nuclear na central de Fukushima Daiichi em 2011, noticiou a imprensa local.

Japão levanta última ordem de evacuação após desastre nuclear de 2011
Notícias ao Minuto

13:43 - 01/05/23 por Lusa

Mundo Japão

Após o desastre nuclear em março daquele ano, foi imposta uma zona de restrição numa área de 337 quilómetros quadrados, que abrangeu sete cidade, inabitáveis devido aos elevados níveis de radiação, durou 12 anos, de acordo com a agência noticiosa Kiodo, citada pela Europa Press.

Segundo aquela agência de notícias, o Governo japonês começou em junho de 2022 a levantar as restrições de entrada nos sete municípios atingidos pelo desastre nuclear em março de 2011, tendo sido a restrição à entrada na cidade de Iitate a última a ser levantada.

De acordo com a mesma fonte, foi reservada uma área de 27 quilómetros quadrados para a "reconstrução" e foram feitos projetos de infraestruturas para ajudar os residentes a regressar.

A cidade de Iitate está localizada a noroeste da central de Fukushima e foi colocada sob ordem de evacuação total até março de 2017, mas a zona sul manteve-se sob alerta até hoje.

Leia Também: Japão. Sismo de magnitude 6,2 registado em Okinawa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório