Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Ataques massivos voltam a atingir Ucrânia. As imagens da destruição

Moscovo voltou a lançar ataques em larga escala contra o país. É a primeira vez em quase dois meses.

Notícias ao Minuto

09:21 - 28/04/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Várias cidades ucranianas foram alvo de ataques russos durante a madrugada desta sexta-feira. Sublinhe-se que esta é primeira onda de ataques em grande escala a atingir a Ucrânia em quase dois meses e há já pelo menos 12 mortos confirmados e dezenas de feridos.

Os ataques obrigaram também a ativar a defesa aérea em Kyiv, com as autoridades a apelar aos residentes para se manterem abrigados.

Há registo de mortos em Dnipro, incluindo uma criança de três anos, e em Uman, uma cidade de cerca de 80 mil habitantes, onde um míssil atingiu um prédio residencial de nove andares.

Nesta cidade, a cerca de 215 quilómetros de Kyiv, as equipas de resgate continuam à procura de sobreviventes nos escombro. As imagens captadas - e que pode ver na fotogaleria acima - mostram a destruição causada. 

"O ataque com mísseis [a Uman] foi lançado enquanto os civis dormiam. Típico de terroristas russos", escreveu no Telegram o chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andriy Yermak.

O líder das Forças Armadas da Ucrânia, Valeri Zaluzhni, disse num comunicado que as defesas do país conseguiram abater dois drones e 21 dos 23 mísseis lançados pela Rússia, incluindo 11 em Kyiv.

Embora a Rússia tenha bombardeado regularmente cidades e infraestruturas ucranianas no inverno, os ataques massivos tornaram-se mais raros nos últimos meses.

A maior parte dos combates está agora a decorrer no leste, pelo controlo da região industrial de Donbass, incluindo a cidade de Bakhmut, que foi quase completamente destruída.

Leia Também: "Não vamos esquecer nenhum crime". Zelensky reage a ataques russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório